Lillian Siu - Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Lillian Siu

A dra. Siu é oncologista clínica sênior no Princess Margaret Cancer Centre desde 1998, e professora de Medicina na Universidade de Toronto desde 2009. Ela é diretora do programa Phase I e codiretora do programa de desenvolvimento de fármaco da família Bras no Princess Margaret Cancer Centre e é presidente da cátedra BMO em Genômica de Precisão (2016-2026).  Também é líder clínica para o programa de Imunoterapia Tumoral no Princess Margaret Cancer Centre. A dra. Siu foi membro do Conselho Administrativo do American Society of Clinical Oncology (ASCO) por quatro anos (2012-2016). Também fez parte do Comitê de Indicação para a American Association for Cancer Research (AACR) (2014-2016) e do Conselho Administrativo da AACR por três anos (2017-2020).

 

O principal foco de pesquisa da dra. Siu é a área de desenvolvimento de novos medicamentos contra o câncer, principalmente com relação a estudos de fase I e tumores malignos de cabeça e pescoço.  Ela é a principal investigadora de estudos de fase ! financiado pelo acordo UM-1 do Instituto Nacional do Câncer dos EUA. Além de atuar ativamente em pesquisa da fase inicial de estudos clínicos, ela lidera iniciativas em estudos clínicos de imuno-oncologia e iniciativas de genômica do Princess Margaret Cancer Centre. Juntos, os três programas de desenvolvimento de fármacos, genômica do câncer e imunoterapia para tumores formam uma tríade com sinergia que dá suporte à visão central da instituição para oferecer medicina de precisão no câncer.

 

Internacionalmente, a dra. Siu recebeu o prêmio Michaele C. Christian do National Cancer Institute (NCI) dos EUA sobre desenvolvimento de fármacos em Oncologia, em 2010.  Ela também recebeu o prêmio honorário TAT 2020 por suas contribuições no desenvolvimento de medicamentos contra o câncer. No Canadá, ela também recebeu o prêmio de Pesquisadora Acadêmica Eaton do Departamento de Medicina da Universidade de Toronto em 2016.  Ela foi a presidente do Comitê de Seleção de Verbas da Fundação Conquer Cancer da ASCO no biênio 2009-2010. Também foi a presidente do Comitê de Educação da AACR, presidente do Comitê Científico para a conferência anual de 2012 e copresidente do Comitê de Estudos Clínicos no período 2015-2017. A dra. Siu é autora de mais de 350 artigos revisados por pares e atualmente é editora chefe  da revista mais recente da AACR, Cancer Research Communications, e editora científica da Cancer Discovery, além de fazer parte do conselho editorial da JAMA Oncology, Cell e Cancer Cell.

pt_BRPT_BR