Evandro de Azambuja - Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Evandro de Azambuja

Jules Bordet Institute

Chefe da equipe de Suporte (Academic Promoting Team) localizado no Instituto Jules Bordet em Bruxelas, Bélgica.

Dr. de Azambuja obteve seu título de doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil, em maio de 2007 e um segundo doutorado pela Université Libre de Bruxelles (U.L.B) de dezembro de 2015.

Seu principal interesse em oncologia é o cancer de mama, principalmente nos cenários adjuvante/neoadjuvante. Altamente envolvido na condução de grandes estudos de fase III no câncer de mama (alguns deles que mudaram a prática do câncer de mama) tais como HERA (trastuzumab como a adjuvante), ALTTO (trastuzumab e/ou lapatinib), APHINITY (trastuzumab com ou sem pertuzumab), Alexandra (atezolizumab como adjuvante no câncer de mama triplo negativo) e – no cenário neoadjuvante – o ensaio LORELEI que testou a eficácia de inibição de PI3K associado à terapia endócrina. É também altamente engajado em estudos relacionados à toxicidade de novas drogas em oncologia assim como no seguimento a longo prazo de pacientes incluídos em estudos clínicos com foco em cardiotoxicidade. Dentro desse ultimo contexto, foi co-autor das diretrizes sobre toxicidade cardíaca relacionada a tratamento pela Sociedade Europeia para Oncologia Clínica (ESMO) e pela Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC). Ex-presidente de sobrevivência da Sociedade Belga de Oncologia Clínica (BSMO).

Dr. de Azambuja foi membro do Conselho Executivo da ESMO (2018) e hoje é membro do conselho da ESMO (desde 2019) e presidente do Comitê de Fellowship da ESMO (mandato começou em janeiro de 2018). Foi membro do Comitê de Jovens Oncologistas da ESMO (YOC) e do Comitê de Relações com a Mídia da ESMO. Também é membro da equipe de palestrantes do Programa de Geração de Líderes da ESMO lançado em 2016-2017 e é co-presidente desse programa desde 2018. Foi nomeado presidente da força tarefa da geração de líderes da ESMO em  janeiro de 2019.  Nomeado membro de palestrantes sobre mama da ESMO em 2017 foi membro do conselho da Sociedade Belga de Oncologia Clínica (BSMO) 2015-2019.

Dr. de Azambuja também é membro da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) e da Sociedade Belga de Oncologia Clínica (BSMO). Participa ativamente dos conselhos editorias do periódico Journal of Clinical Oncology (JCO), “ESMO Open – Cancer Horizons”, e ESMO Perspectives.

Autor e co-autor de aproximadamente 210 artigos revisados por pares e 15 capítulos de livros. É membro dos Comitês Científico e de Educação das conferências das seguintes organizações: ESMO, ESMO Breast, EBCC e ECCO.

pt_BRPT_BR