Elisabete Weiderpass - Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Elisabete Weiderpass

International Agency for Research on Cancer

Elisabete Weiderpass é médica, com mestrado e doutorado. Pesquisadora sobre câncer, é brasileira naturalizada sueca com cidadania finlandesa. Especialista em epidemiologia e prevenção do câncer.
Em janeiro de 2019, a dra. Weiderpass assumiu o cargo de diretora da Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer (IARC, www.iarc.fr), uma agência especializada da Organização Mundial de Saúde (OMS), baseada em Lyon, França. A IARC conta com 350 funcionários dedicados à pesquisa sobre o câncer. Vinte e sete países (ou “estados participantes”) integram e são responsáveis pela governança da IARC, inclusive o Brasil.
Anteriormente, a dra. Weiderpass foi chefe do Departamento de Pesquisa no Registro de Câncer da Noruega do Grupo de Epidemiologia Genética no Centro de Pesquisa Folkhälsan na Finlândia. Foi professora de Epidemiologia Clínica no Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia e professora de Epidemiologia do Câncer na Universidade do Ártico da Noruega. Atuou como professora adjunta de Epidemiologia do Câncer no Brasil, China, Iran, e é professora visitante no Kuwait.
É autora de mais de 800 artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares.

pt_BRPT_BR