Elena Castro - Next Frontiers to Cure Cancer 2021

Elena Castro

Virgen de la Victoria University Hospital

Elena Castro é oncolgista clínica no hospital universitário Virgen de la Victoria em Málaga, Espanha, onde é líder da unidade de pesquisa translacional do trato genito-urinário como parte do Instituto de Pesquisas Biomédicas de Málaga (IBIMA). A dra. Castro é formada em medicina e obteve seu doutorado na Universidade de Salamanca, Espanha. Após sua formação em Oncologia Clínica, ela fez um programa de fellowship de quatro anos em Genética do Câncer pelo Institute of Cancer Research e do Royal Marsden Hospital, Londres, Reino Unido. Em 2013, passou a trabalhar no Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas, em Madrid, Espanha, como cientista clínica na unidade de Pesquisa Clínica sobre o Câncer de Próstata.

Nos últimos dez anos, a dra. Castro aumentou seu expertise sobre genética do câncer e trata das implicações clínicas das variantes genéticas e genômicas no câncer de próstata. Sua linha de pesquisa atual é concentrada na caracterização molecular e clínica das mutações BRCA2 e outros defeitos de reparo do DNA no câncer de próstata.

Até hoje, a dra. Castro está ativamente envolvida nos diferentes projetos para identificar ou validar biomarcadores para maximizar os tratamentos para câncer de próstata.  Ela já apresentou seu trabalho em inúmeras conferências nacionais e internacional e é autora de vários artigos em renomadas revistas revisadas por seus pares. Como oncologista, a dra. Castro já foi investigadora principal para muitos estudos clínicos na sua especialidade, o câncer de próstata.

pt_BRPT_BR