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Dados do Resumo


Título

Capacitação de Supervisores para Elaboração de Projetos Pedagógicos em Programas de Residência Médica em Oncológica

Introdução

A formação de médicos dedicados à saúde da população é uma prioridade na educação médica. O Projeto Pedagógico dos Programas (PPP) de Residência Médica (RM), alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, é fundamental nessa formação, preparando médicos com competências essenciais como análise crítica, tomada de decisões baseadas em evidências e trabalho colaborativo. Ademais, o PPP promove a articulação teórico-prática e a avaliação continua para garantir a qualidade da formação.

Objetivo

Este trabalho tem o objetivo de descrever a experiência de capacitação de supervisores dos programas de residência médica em oncologia do Hospital de Amor (HA), visando auxiliá-los na construção dos PPPs.

Métodos

A formação teve como objetivo capacitar 19 supervisores de cada RM para a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Programas (PPP), alinhados aos princípios e diretrizes do SUS, além dos valores institucionais do HA. Foram realizados encontros mensais, por meio de metodologias ativas, que abordaram: a história da residência no Brasil e no mundo; o contexto educacional e o perfil dos residentes; o trabalho por competências em relação à matriz curricular; abordagens educacionais e as metodologias de ensino-aprendizagem. Além disso, foram discutidas as metodologias de avaliação, incluindo os processos avaliativos por meio da avaliação somativa e formativa. Para encerrar a formação, foi abordado o tema dos conflitos geracionais, promovendo a reflexão soO espaço de formação e atualização permitiu que os supervisores desenvolvessem seus Projetos Pedagógicos dos Programas (PPP) e aprimorassem suas práticas pedagógicas, focando em uma formação de qualidade adequada às necessidades dos residentes. Em média, 11 supervisores participaram de cada encontro, com uma redução de participantes devido à intensa rotina médica desses profissionais. As atividades mostraram-se extremamente relevantes, contribuindo diretamente para a produção dos PPPs em 11 dos 19 programas de RM da instituição. Em uma avaliação realizada por formulário virtual, 90% dos supervisores destacaram que os encontros proporcionaram formação, atualização e uma perspectiva mais ampla e inovadora sobre a educação médica de forma integralbre a construção de relações saudáveis entre as diferentes gerações presentes na residência.

Resultados

A experiência proporcionou não apenas a criação de PPPs, alinhados às demandas previstas na legislação vigente, mas também promoveu um ambiente de aprendizado contínuo e colaborativo, contribuindo para a melhoria da qualidade da formação do residente na instituição. A adesão e o feedback positivo dos supervisores reforçam a importância de manter espaços de formação e troca de experiências, valorizando o papel dos educadores na construção de uma educação médica mais eficiente e humanizada.

Conclusões

não

Financiador do resumo

Residência Médica, Projeto Pedagógico, Capacitação

Área

2.Educação

Autores

Rosa Aparecida Cunha Ferreira, Diego de Souza Lima Fonseca, Ester Regina Galvão Teodoro, Gerson Lucio Vieira