A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

AVALIAÇÃO DA DIMENSÃO ESPIRITUAL EM INTENSIVISTAS EM UTI ONCOLÓGICA E O IMPACTO NA ANAMNESE ESPIRITUAL

Descrição da inciativa

O objetivo principal é avaliar a valoração da dimensão espiritual no cuidado de pacientes críticos por intensivistas (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem) de uma unidade de terapia intensiva oncológica, caracterizando-a através de um questionário, de bem estar espiritual (utilizando como base a escala FACIT-Sp-12 validada em português), além de verificar o grau de conhecimento sobre as ferramentas de avaliação da espiritualidade (SPIRIT, HOPE, FICA, AMEN), assim como de um protocolo de anamnese espiritual estratificada na prática clínica do intensivista oncológico.
O problema que nos chamou a atenção para esse trabalho era se a dimensão espiritual e suas ferramentas eram usadas ao realizar o atendimento em pacientes oncológicos em um unidade intensiva de um cancer center. Esse questionamento foi levantado, principalmente quando consideramos que uma das formas dos pacientes com doenças crônicas, como o câncer, lidarem e se adaptarem às suas enfermidades é com as suas crenças. Um enfrentamento positivo está relacionado com uma melhora na qualidade de vida, recuperação e controle de sintomas como dor e sofrimento existencial, além de uma maior adesão ao tratamento, enquanto ocorre o contrário em pacientes com enfrentamento negativo.
Estudos mostram que a aplicação da dimensão espiritual na tomada de decisões em doenças oncológicas diminui tratamentos agressivos, além de ser importante para a satisfação do paciente com o seu processo de tratamento.
Tendo em vista a importância da dimensão espiritual para o enfrentamento da doença de um paciente, é pertinente verificar se a não valorização desse aspecto na vida pessoal do profissional intensivista reduz a avaliação da espiritualidade em pacientes oncológicos internados em UTI.

Impacto e resultados

O estudo está em andamento, com prorrogação de mais um ano no programa de iniciação científica, visando aumentar a amostra, que no momento é de 100 profissionais da saúde.

Por hora, os resultados deste estudo destacam a importância da espiritualidade no contexto do cuidado intensivo oncológico, sublinhando tanto a diversidade religiosa dos profissionais de saúde quanto sua relativa abertura para abordar questões espirituais com pacientes e familiares. A baixa utilização das ferramentas de avaliação de espiritualidade contrasta com os benefícios percebidos quando essas ferramentas são aplicadas, sugerindo uma oportunidade para melhorar a prática clínica e promover um cuidado mais holístico e centrado no paciente. Isso se torna ainda mais especial num ambiente como a unidade de terapia oncológica onde os pacientes e familiares encontram-se em situação de extrema vulnerabilidade.

Baseado nos achados do nosso estudo, pensamos em investigar mais a fundo buscando ampliar a amostra em outros setores do AC Camargo Cancer Center, assim como em outros centros oncológicos de referência no Brasil. Além disso, a realização de um estudo prospectivo que busque integrar efetivamente um programa de treinamento na avaliação da espiritualidade pelos profissionais de saúde e o impacto na qualidade de vida e bem estar, assim com transtornos de ansiedade e depressão ao longo de internações hospitalares é um desdobramento imediato e necessário de nossa pesquisa.


Área

5.Pesquisa

Categoria

PIBIC

Autores

JÚLIA CORREIA LOPEZ, Pedro Medeiros Júnior