A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) no alívio de sintomas durante a quimioterapia

Descrição da inciativa

No ano de 2021, uma colega Fisioterapeuta que fazia parte da equipe na qual eu era responsável na Unidade de Referência do Coronavírus (URC) na cidade de Limeira, interior de São Paulo, aos seus vinte e poucos anos, recebeu o diagnóstico de Linfoma de Hodgkin. Como sua líder, colega de profissão e amiga acompanhei todo o seu tratamento e com o conhecimento dos benefícios da utilização da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) no ponto PC6 de acupuntura, localizado no nervo mediano, no alívio de náuseas e vômitos durante a quimioterapia, consegui emprestado de um colega Fisioterapeuta um aparelho portátil de TENS para que a minha amiga utilizasse durante o seu tratamento quimioterápico.
O mecanismo de ação da estimulação do ponto PC6 ainda é desconhecido, porém, uma das hipóteses é de que a estimulação da pele, em baixas frequências, ativa as fibras alfa e beta, responsáveis pela transmissão de tato, influenciando os neurotransmissores e promovendo, consequentemente, a inibição da secreção de ácido gástrico e a normalização do funcionamento gástrico (Sarmento & Maniaes, 2022).
Orientei a minha amiga, quanto à utilização da terapia, os ajustes adequados dos parâmetros para que ela mesma realizasse a aplicação da técnica durante as suas sessões de quimioterapia. Porém, por ser um recurso desconhecido pelos profissionais do ambulatório de quimioterapia, ela aplicava o TENS 1 horas antes da realização da quimioterapia em sua casa. Esta terapia não substitui o uso de antieméticos, que deve ser utilizado sempre que necessário.
Um dia, solicitei autorização para a minha amiga e para a equipe de cuidados do ambulatório de quimioterapia na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo e acompanhei uma sessão de quimioterapia ao lado dela, aplicando o TENS no membro superior contralateral do membro que estava recebendo a infusão de quimioterapia.

Impacto e resultados

A náusea é entendida como uma sensação desagradável, que provoca mal estar e pode levar à necessidade de vomitar. O vômito é o resultado de um estímulo, ou evento complexo, que se caracteriza pela saída de conteúdo gástrico do organismo. Infelizmente estes sintomas também contribuem para o abandono ou redução da adesão de programas de reabilitação física, além da ampla deterioração da qualidade de vida dos pacientes (Sarmento & Maniaes, 2022).
A minha amiga passou por todo o seu tratamento sem apresentar os sintomas de náuseas e vômitos, conseguindo inclusive realizar o acompanhamento com a nutricionista de forma adequada. Quando a acompanhei no ambulatório de quimioterapia, uma técnica de enfermagem relatou que um paciente, que estava recebendo o mesmo quimioterápico, passava muito mal durante a infusão da droga.
No livro Oncologia para Fisioterapeutas (Sarmento & Maniaes, 2022) tem um capítulo sobre a aplicação do TENS utilizado neste caso e ainda conta com um depoimento da minha amiga: "...pude absorver e praticar novas técnicas para amenizar meus sintomas com a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS)...".
Esta é uma técnica que traz grandes benefícios, principalmente se utilizada de forma precoce, reforçando a importância da intervenção de um Fisioterapeuta Oncologista desde o diagnóstico do paciente proporcionando mais qualidade de vida durante o tratamento.

Área

6.Responsabilidade social

Categoria

Mestrado acadêmico

Autores

THALISSA MANIAES