Dados do Resumo
Título
Coordenação do cuidado no manejo de feridas complexas em um Câncer Center
Introdução
As feridas complexas têm ganhado mais atenção pelo seu impacto na morbimortalidade, custos de tratamento e tempo de hospitalização. A terapia por pressão negativa (TPN) é um método adjuvante importante que acelera a reparação das feridas e prepara o leito para cobertura definitiva, possibilitando uma alta hospitalar mais rápida e retorno às atividades cotidianas.
Objetivo
Descrever um relato de experiência sobre a coordenação de cuidado durante o uso da TPN em um paciente oncológico com ferida complexa em um Câncer Center.
Métodos
Estudo de caso descritivo.
Resultados
Paciente sexo masculino, 45 anos, com diagnóstico de Adenocarcinoma de reto médio/alto, sem comorbidades. Submetido a cirurgia radical e reconstrução de trânsito intestinal, com fechamento de ileostomia em 18/04/2023. Evolui em 29/11/2023 com quadro séptico gravíssimo decorrente de coleção pélvica que se estendeu para todo membro inferior esquerdo pelo forame isquiático/ obturador – fasceíte. Submetido a laparotomia exploradora e colostomia em transverso proximal com múltiplos desbridamentos cirúrgicos de membro inferior esquerdo e região glútea. As deiscências cirúrgicas eram profundas com exposição óssea e muscular, exsudato purulento em grande quantidade e tecido necrótico. Devido as extensões das lesões, infecção presente, alto débito de exsudato, realizada instalação e manutenção de terapia por pressão negativa, sendo suas trocas realizadas com o paciente submetido a anestesia geral em centro cirúrgico, com duração de tratamento aproximado em 120 dias e alta hospitalar.
Conclusões
A coordenação do cuidado se estabeleceu através da colaboração horizontal da equipe multiprofissional envolvida na assistência ao paciente. Todos os profissionais, enfermeiros, cirurgiões, anestesista, infectologista, intensivista, fisioterapia, nutricionista, etc, se envolveram em discussões para estabelecer planos terapêuticos e uma assistência adequada às necessidades individuais do paciente, objetivando sua recuperação clínica e funcional e preservando sua autonomia.
Palavras Chave
feridas complexas; cuidado coordenado; Enfermagem Oncológica
Área
3.Enfermagem Oncológica
Autores
Renata Otoni Neiva, Sarah Yasmin Machado dos Santos, Kethully Venancio Nere Cerqueira, Kauan Tamandare Oliveira