A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

O Rastreamento de Câncer de Mama para pacientes com Mutação BRCA1 e BRCA2: revisão da literatura

Introdução

No Brasil estima-se que 20% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama, sendo responsável por um alto índice de mortalidade, desses, de 5% a 10% são causados por uma alteração genética herdada, a principal delas é nos genes BRCA1 e BRCA2, Mulheres portadoras de mutações nos genes BRCA1 e/ou BRCA2 desenvolvem o câncer de mama em idade precoce. Por isso, o rastreamento para o câncer de mama deve ser iniciado precocemente.

Objetivo

Relatar o melhor protocolo de rastreamento para as mulheres portadoras de mutação nos genes BRCA1 e BRCA 2 para melhores desfechos.

Métodos

Tratou-se de uma revisão da literatura nas bases de dados Pubmed e Scielo. Utilizou-se artigos científicos publicados em português, inglês e espanhol, nos anos de 2010 a 2024, com os seguintes descritores: rastreamento, câncer de mama. BRCA1/BRCA2.

Resultados

Uma das limitações no rastreamento convencional com mamografia está relacionado a densidade elevada do parênquima da mama da paciente. Estudos identificaram benefícios do rastreamento nas portadoras de mutação dos genes BRCA1 e BRCA2 por meio do emprego da mamografia, exame clínico, ultrassonografia e ressonância magnética (RM). A combinação da ressonância magnética, ultrassonografia e mamografia, determinam uma sensibilidade de 95%, comparada a 45% com utilização da mamografia e exame clínico associados. O emprego da RM isolada apresenta sensibilidade de 77%.

Conclusões

Conclui-se que a realização da RM em associação ao exame físico, mamografia e ultrassonografia para o rastreamento de câncer de mama em mulheres portadoras de mutação BRCA 1 e BRCA 2 ocasiona uma significativa melhora na sensibilidade do rastreamento e possibilita a detecção de câncer de mama em estádios iniciais.

Palavras Chave

BRCA 1 e BRCA 2; Cancer de mama; Rastreamento

Área

4.Epidemiologia e Prevenção

Autores

JESSICA PIRO BARRAGAM, Maria Carolina Oliveira Carvalho, Marco Lazaro de Sousa Batista, Gabriela Lais da Silva, ⁠Carolina de Barros Cokkinos Keppler Silva, Beatriz Andrade Vargas, Arthur Finochi Fernandes Moça, Rodrigo Silas Lara Ferreira, Nícolas Freitas dos Santos, Ketlyn Assunção Galhardo, RIMA JESSICA JBILI, Jose Claudio Casali da Rocha