Dados do Resumo
Título
Diagnóstico e tratamento de leucemia na infância: desenvolvimento de um instrumento lúdico para auxiliar a compreensão de pacientes e familiares
Descrição da inciativa
Construir material lúdico em formato de livro didático para explicar ao paciente o diagnóstico e tratamento da leucemia. Verificar a aceitação dos pacientes e dos pais/responsáveis em relação ao material.
A concepção da ideia surgiu da necessidade de criar um recurso impresso e digital que fosse não apenas informativo, mas também cativante e compreensível para as pacientes e seus familiares ao que tange o enfrentamento do diagnóstico e tratamento do câncer. Estudos científicos destacam a carência de informações adequadas durante episódios de doenças graves e a crescente busca por informações na internet, o que ressalta a importância de oferecer conteúdos confiáveis, seguros e rigorosos.
A ideia central do projeto foi criar uma narrativa que explicasse o câncer de forma clara, oferecendo apoio emocional e estimulando a curiosidade e o conhecimento sobre a condição. Em vez de retratar um ser humano, optou-se por desenvolver um personagem lúdico e imaginário, inspirado em elementos populares entre as crianças, como dinossauros, super-heróis, fadas, castelos e monstros.
A criação do livro envolveu a concepção e escrita de uma história centrada em um monstrinho que descobre o câncer, permitindo explorar a jornada do tratamento e da descoberta da doença de forma simbólica e metafórica. A escrita exigiu não apenas criatividade, mas também empatia e uma compreensão profunda das experiências e desafios enfrentados por esses jovens pacientes. O objetivo era equilibrar a precisão na abordagem do câncer, fornecendo informações adequadas e verídicas, com uma narrativa que fosse reconfortante e estimulante para as crianças.
Impacto e resultados
A percepção dos responsáveis sobre o livro foi avaliada utilizando um questionário específico. Nenhuma das perguntas resultou em percepções totalmente negativas ("nada" ou "pouco"), embora algumas questões tenham gerado respostas intermediárias ("mais ou menos"). Cerca de cinco dos responsáveis relataram uma percepção intermediária sobre o gosto pela história, dois sobre a facilidade da leitura e a ajuda na compreensão da leucemia, e três sobre a facilitação da conversa com a criança. A maioria das respostas indicou uma percepção positiva, com elogios à capa, parte gráfica, história e personagens do livro.
Em relação à percepção das crianças, sete delas participaram da avaliação, com cinco tendo idades entre seis e dez anos. Três crianças não responderam ao questionário, pois se envolveram em outras atividades lúdicas após a leitura. As respostas coletadas indicaram que todas as crianças tiveram uma percepção positiva do livro, sem registros de respostas negativas ou intermediárias.
Os objetivos deste trabalho aplicado foram atingidos plenamente. Utilizando personagens coloridos e uma narrativa envolvente, o livro conseguiu equilibrar a seriedade do tema câncer com uma abordagem acessível e reconfortante. O livro preencheu uma lacuna na literatura sobre câncer, oferecendo uma abordagem que equilibra a seriedade do tema com a ludicidade, ajudando a desmistificar a doença. Apesar das limitações inerentes ao estudo, como uma amostra pequena e a falta de feedback de profissionais de saúde, os resultados são positivos e indicam uma percepção favorável das crianças e dos pais/responsáveis.
Área
3.Ensino
Categoria
Mestrado profissional
Autores
MARILZA BUENO DE SOUZA COSTA