A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

ALLOPREVOTELLA COMO MARCADOR BIOLÓGICO PARA LESÃO PRÉ-NEOPLASICA EM CANCER GASTRICO NO AMAZONAS, BRASIL

Introdução

O câncer gástrico (CG) é a quinta neoplasia mais frequente no mundo, com mais de 1 milhão de novos casos por ano. Na região do norte do Brasil, no estado chamado Amazonas é a segunda causa de morte. O tratamento padrão ouro para o CG é a cirurgia de remoção do estômago, procedimento que tem grande poder de modificar a microbiota humana, cujas mudanças ainda são pouco compreendidas nessa população. Sabemos que algumas bactérias tais como H.pilory tem potencial para mudar a ambiente gástrico para torná-lo favorável, deixando assim um padrão de disbiose, algumas bactérias podem estar relacionadas com a progressão de células gástrica até a promoção tumoral, visando isso estudamos essa população para melhor entender se algum gênero estaria relacionado a H. pilory e o CG.

Objetivo

Avaliar e relacionar o perfil da microbiota intestinal com o câncer gástrico em pacientes gastrectomizados no estado do Amazonas/Brasil.

Métodos

Trata-se de um estudo observacional, exploratório com pacientes, com diagnóstico de câncer gástrico e grupo controle, onde avaliamos por sequenciamento de nova geração, 16s rRNA material fecal, para identificarmos perfis de bactérias relacionadas ao CG.

Resultados

Foram avaliados 24 pacientes, com média de idade de 58,8±14,4 anos (intervalo de 24 a 81 anos), cuja maioria era do sexo masculino (70,8%) e com adenocarcinoma (83,3%). Dados da microbiota intestinal demonstraram que um filo foi digno de nota, o Proteobacteria, com 10,4%, o que demonstra um padrão de disbiose no grupo câncer. Sobre os gêneros, o de maior abundância foi o Streptococcus (p-valor 0,019); quando se observam as comparações entre microbiota e citocinas, Alloprevotella (p-valor 0,004) e Christensenellaceae_R-7_group (p-valor 0,01) foram diferencialmente abundantes, porém reduzidas no contexto de muitas complicações, das quais Alloprevotella é um biomarcador para câncer gástrico.

Conclusões

Foi possível identificar um padrão de disbiose nesses pacientes, encontramos 3 bactérias diferencialmente abundantes no grupo câncer, e um gênero foi identificado no material fecal mesmo sendo um gênero do biofilme oral, a Alloprevotella, mostrando assim o potencial mutagênico do câncer gástrico na disbiose intestinal e promoção do câncer gástrico.

Financiador do resumo

FAPEAM/POSGRAD-UFAM/ISENP-SENSUMED

Palavras Chave

Microbiota intestinal; Cancer gástrico; Gastrectomias

Área

7.Pesquisa básica/translacional

Autores

ABNER SOUZA PAZ, VALQUIRIA ALVES MARTINS, JOSE FERNANDO MARQUES BARCELLOS, WILLIAM HIROMI FUZITA, ALLYSON GUIMARÃES COSTA, JHONNATAN SILVA DE SOUZA