A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Avaliação de Resposta à Quimioterapia Neoadjuvante para Câncer de Mama pela RM: Correlação com Imunofenótipo e Prognóstico

Introdução

A quimioterapia (QT) neoadjuvante é o padrão de tratamento para pacientes com câncer de mama localmente avançado. Este tratamento permite a redução do tamanho do tumor, facilitando o tratamento cirúrgico e o tratamento precoce de eventuais metástases subclínicas, além de possibilitar a avaliação in vivo da resposta tumoral aos agentes quimioterápicos utilizados. A resposta patológica completa ao final do tratamento tem importante valor prognóstico, sendo utilizada em muitos estudos como desfecho substituto para a previsão de benefício clínico a longo prazo. A ressonância magnética (RM) tem sido um método largamente utilizado para avaliação das mamas, sendo o exame com melhor acurácia para acompanhar a resposta da paciente à QT neoadjuvante. A resposta à QT neoadjuvante avaliada pela RM pode ter ainda um valor prognóstico adicional à resposta patológica nos pacientes com câncer de mama. O objetivo deste estudo é correlacionar a avaliação de resposta na imagem (RM) e na patologia após QT neoadjuvante em pacientes com carcinoma mamário invasivo com o imunofenótipo e a sobrevida no acompanhamento.

Objetivo

Avaliar a sobrevida global e livre de recidiva em pacientes com câncer de mama submetidos a QT neoadjuvante, correlacionando com a avaliação resposta patológica e pela RM ao final do tratamento.

Avaliar o impacto da avaliação de resposta pela RM na sobrevida nos pacientes com câncer de mama submetidos a QT neoadjuvante, de acordo com o imunofenótipo.

Métodos

Pacientes foram selecionados a partir de um banco de dados de projeto de pesquisa realizado na instituição ( n. 2786/19 ) , já estabelecido na plataforma REDCap , cujos dados são anonimizados .
Este projeto avaliou pacientes com câncer de mama submetidos a quimioterapia neoadjuvante , sendo incluídas no presente estudo apenas aquelas que realizaram RM das mamas antes do tratamento coirúrgico. Os dados clínicos, resultados anatomopatológicos e acompanhamento das pacientes foram obtidos a partir dos bancos de dados do estudo prévio. Os dados aos achados da RM das mamas foram obtidos através do software H2TC.

Resultados

571 pacientes incluídos com idade média de 46 anos
Sendo: 126 com resposta radiologica e patológica completa. 88 com resposta patológica completa , sem resposta radiologica, 75 com resposta radiologica completa, mas sem patológica e 282 sem nenhuma reposta.
Sobre o acompanhamento de 67 meses:
476 vivos sem recorrências , 42 vivos com recorrência e 52 vieram a óbito

Conclusões

Para pacientes com câncer de mama triplo negativo, tanto o estágio clínico quanto a combinação de resposta radiológica e patológica foram associados à SLD. Pacientes com não-rCR e não-pCR tiveram maior risco de recorrência da doença ou morte em comparação com aqueles que alcançaram rCR e pCR.

Financiador do resumo

Pibic

Palavras Chave

Cancer de mama; quimioterapias; Ressonância Magnética

Área

9.Outros (Temas não mencionados acima, Relatos de Casos e Revisão de literatura)

Autores

EDUARDA FERREIRA RODRIGUES DA CUNHA