A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Implementação de um ambulatório de Fonoaudiologia especializado no atendimento ao paciente oncológico

Descrição da inciativa

Trata-se da criação de um ambulatório fonoaudiológico de atenção ao paciente oncológico, com foco principal em câncer de cabeça e pescoço, em um hospital público do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desse projeto foi propiciar o acesso à reabilitação fonoaudiológica integral a essa população.
No contexto do hospital beneficiado pelo projeto, os pacientes oncológicos não contavam com acompanhamento fonoaudiólogico dentro da instituição e eram encaminhados para a Rede Estadual de Saúde. Devido à carência de profissionais de Fonoaudiologia e de serviços especializados em oncologia na rede de saúde, bem como à alta demanda de pacientes para a especialidade, após tratamentos e cirurgias de grande porte, pacientes com sequelas fonoaudiológicas limitantes, muitas vezes não conseguiam sequer ter acesso à reabilitação. A necessidade de implementação do serviço foi evidenciada por esta lacuna assistencial, que repercutia na permanência de traqueostomias e vias alternativas de alimentação por longos períodos, limitações funcionais relacionadas à comunicação e deglutição que geram impacto direto na qualidade de vida, na reinserção social e no mercado de trabalho desses indivíduos.

Impacto e resultados

A partir dos conhecimentos adquiridos durante a residência multiprofissional em Oncologia, realizada no A.C.Camargo, e com todo apoio da Instituição beneficiada foi possível implementar um ambulatório de Fonoaudiologia especializado no atendimento ao paciente oncológico que hoje beneficia milhares de pacientes, somando os seguintes impactos:
Beneficiados: Mais de 2000 atendimentos realizados em aproximadamente 2 anos, sendo os pacientes beneficiados com a reabilitação fonoaudiológica integral.
Inovação e pioneirismo no estado: a instituição se tornou o primeiro serviço público do RS a implementar e distribuir as laringes eletrônicas (julho/2022) e as próteses fonatórias (dezembro/2023) para reabilitação de pacientes laringectomizados, 100% SUS.
Campanhas de promoção de saúde: ações de conscientização relacionadas ao Julho Verde e construção de material gráfico com orientações aos pacientes sobre o câncer de cabeça e pescoço.
Social: criação do grupo de laringectomizados totais em julho de 2024 que conta com 16 membros.
Referência: Assistência fonoaudiológica integral pré e pós operatória, com pacientes recebendo fonoterapia desde o primeiro dia pós operatório, aos moldes do o A.C.Camargo.
Recursos humanos especializados: Ampliação do número de fonoaudiólogos contratados devido o aumento expressivo na demanda referente à reabilitação dos pacientes oncológicos, contemplando internação e ambulatório.
Valorização profissional: Aumento da visibilidade da reabilitação fonoaudiológica dentro da instituição, bem como maior valorização profissional.
Qualidade de vida e reinserção social: Contribuição para melhora da qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes beneficiados, bem como reinserção social e no mercado de trabalho.
Redução de agravos e custos de internação: Redução do número de internações por causas evitáveis, devido ao manejo ambulatorial.
Educação continuada: orientação e atualização profissional à fonoaudiólogas da Rede de Saúde do estado.
Prospecções: tornar-se referência para outros serviços de reabilitação fonoaudiológica com foco no paciente oncológico.

Área

7.Saúde

Categoria

Residência Multiprofissional

Autores

JORDANA BALBINOT, Audrei Thayze Viegel de Ávila, Marcelo Emir Requia Abreu, José Paulo Ferreira Machado Junior, Elisabete Storck, Caroline Catherine Lacerda Elias