A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Relato de Experiência: O Impacto dos Cuidados Paliativos em Paciente Oncológico Avançado Sob a Perspectiva de Visita Observacional

Introdução

O câncer representa um desafio significativo para os pacientes e equipe interprofissional em saúde. A jornada do paciente oncológico começa com o diagnóstico e é marcada por uma série de desafios e incertezas. A visita observacional em geriatria é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento acadêmico, pois permite uma compreensão mais profunda da experiência do paciente, possibilitando a interface com outras especialidades como a oncologia e cuidados paliativos. Essa prática oferece a perspectiva necessária para avaliar as barreiras no acesso ao tratamento, a experiência do paciente durante o processo terapêutico e a dinâmica de interação entre a equipe interprofissional a família e o paciente.

Objetivo

Relatar uma experiência de visita observacional em geriatria com ênfase em cuidados paliativos em pacientes oncológicos por duas acadêmicas do primeiro ano de medicina.

Métodos

Relato de experiência de duas acadêmicas do primeiro ano de medicina ao programa de visita observacional, em hospital-escola público terciário ao departamento de geriatria com ênfase nos cuidados paliativos em pacientes oncológicos, a partir do acompanhamento da equipe interprofissional, paciente e familiar submetido ao tratamento oncológico. A visita observacional foi realizada em julho de 2024, perfazendo-se 40 horas em campo prático.

Resultados

A visita observacional foi realizada em julho de 2024, perfazendo-se 40 horas em campo prático. Através do programa foi possível vivenciar o ambiente clínico e observar as práticas de cuidados interprofissionais em geriatria com ênfase em oncologia e cuidados paliativos, estimulando o pensamento crítico-reflexivo do acadêmico e a capacidade de tomar decisões clínicas embasadas em evidências científicas sob cenários complexos em saúde. Acompanhar a trajetória do paciente geriátrico portador de câncer avançado revela uma série de desafios emocionais e práticos, os quais são frequentemente influenciados por fatores como a distância geográfica, crenças espirituais, prognóstico da doença e a dinâmica familiar, que podem tanto dificultar quanto fortalecer a rede de apoio e a capacidade de enfrentamento à doença. Durante a visita, o paciente evoluiu ao óbito, sendo possível observar como a equipe médica conduz o processo de morte e o suporte imediato aos familiares enlutados. A interação direta com a equipe multiprofissional permite correlacionar as práticas observadas com o conhecimento teórico adquirido durante a formação acadêmica, proporcionando uma compreensão holística no cuidado ao paciente geriátrico com câncer avançado sob cuidados paliativos e com prognóstico desfavorável.

Conclusões

A visita observacional em geriatria com ênfase nos cuidados paliativos, culminando com o acompanhamento de um paciente até seu óbito, permitiu o reconhecimento prático e crítico-reflexivo do impacto do suporte interprofissional e cuidado centrado no paciente e na família. Reforçou a importância dos cuidados paliativos como alicerces do bem-estar integral, especialmente em situações de fim de vida. A vivência direta deste cenário desafiador ampliou significativamente a compreensão acadêmica sobre as complexidades do cuidado em oncologia geriátrica.

Palavras Chave

Oncologia; Cuidados Paliativos; Estudo Observacional

Área

2.Educação

Autores

GIOVANA PEREIRA BENEVIDES, GIULIA MARINA AIUB SALOMÃO, VERIDIANA PEREIRA BENEVIDES, THAIS HELENA OTTO DA SILVA