A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

AVALIAÇÃO DA EXPERIENCIA DOS PACIENTES SUBMETIDOS A RESSONANCIA MAGNÉTICA DAS MAMAS

Introdução

O exame de RM é uma modalidade diagnóstico por imagem em crescente desenvolvimento e bem utilizada na rotina clinica fornecendo uma alta capacidade de diferenciação dos tecidos. O câncer de mama é a neoplasia maligna que maus afeta a população feminina causando um grande problema de saúde pública em todo mundo.
A utilização da RM das mamas vem cada vez mais utilizada na prática clinica sendo as suas principais indicações: diagnóstico de resultados inconclusivos de outros métodos de imagem; distinção de recorrência tumoral e cicatriz cirúrgica em pacientes previamente tratados, estadiamento locorregional, programação pré-operatória e avaliação de resposta em paciente que possuem o diagnostico de câncer de mama; e rastreamento de pacientes de alto risco .Ainda que apresente benefícios pacientes que realizam o exame de RM das mamas relatam desconforto, ansiedade e alguns casos apresentam claustrofobia ou ansiedade causadas pela duração do exame, e posicionamento para o exame, barulhos emitidos pelo aparelho e a necessidade de imobilização cerca de 12% e 45% pacientes relatam desconforto na realização do exame e 37% dos casos relataram ansiedade. Este trabalho tem como objetivo avaliar as experiencias das pacientes que foram submetidas ao exame de RM das mamas e identificar fatores que influenciam na percepção da paciente com intuito de propor soluções de melhoria na experiencia na realização do exame de RM.

Objetivo

• Avaliar a experiência das pacientes submetidas a RM das mamas em um centro de referência em oncologia.
• Identificar fatores que influenciam na percepção da paciente submetida a RM das mamas.
• Propor soluções para melhorar a experiência na realização do exame de RM das mamas.

Métodos

Estudo de corte transversal, com coleta prospectiva, descritivo e unicêntrico, realizado através da aplicação de questionário (“survey”) desenvolvido no Departamento de Imagem do AC Camargo Câncer Center.
As pacientes elegíveis são abordadas no setor de RM do Departamento de Imagem do A.C. Camargo Câncer Center, enquanto aguardam a realização do exame,de acordo com a disponibilidade do pesquisador.
Após a verificação de adequação aos critérios de inclusão e assinatura do TCLE, foram aplicados os questionários ao paciente em dois momentos distintos:
1) No primeiro momento, antes do exame,é aplicada a primeira parte do questionário (Quadro 1), com informações relacionadas à indicação e conhecimento prévio da paciente sobre o exame, além do questionário IDATE para avaliação de ansiedade (Anexo 2);
2) No segundo momento, após a realização do exame, é aplicada a segunda parte do questionário (Quadro 2), com informações relacionadas à experiência do paciente durante a realização do exame.
É preenchido um questionário adicional pelo biomédico responsável pela realização do exame, com informações relacionadas ao mesmo (Quadro 3). Os questionários pré e pós-exame foram formulados pelos pesquisadores, baseados em instrumentos utilizados em estudos anteriores. O IDATE é um questionário autoaplicável que possui 40 itens, sendo 20 destes alocados para cada sub-escala (IDATE-Estado e IDATE-Traço). As respostas para a escala de Ansiedade-Estado avaliam a intensidade dos sentimentos atuais.

Resultados

O presente trabalho se encontra em analise estatística.

Conclusões

.

Financiador do resumo

CAPES - CNPQ

Palavras Chave

Ressonância Magnética; Cancer de mama; experiencia

Área

7.Pesquisa básica/translacional

Autores

BARBARA SANTIAGO PIRES, ALMIR GALVÃO VIEIRA BITENCOURT