A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

Trilha de Inclusão e Diversidade no Atendimento Oncológico à População Transgênero

Descrição da inciativa

Esta iniciativa teve como objetivo construir e validar um instrumento para avaliação do conhecimento oncológico dos profissionais de saúde sobre a população transgênero, além de uma trilha educacional sobre Diversidade e inclusão no âmbito da oncologia. Visto que na atualidade os profissionais de saúde não são preparados em seus níveis de formação para o atendimento correto, inclusivo e humanizado com a população transgênero. Para isso foi realizado um Estudo metodológico de abordagem quantitativa constituído de quatro etapas: Revisão da literatura e construção do instrumento; Validação do conteúdo por peritos na área; Teste piloto; Análise psicométrica. Utilizou como base teórica os pressupostos de Pasquali. A construção do instrumento baseou-se em uma revisão de escopo sobre o tema. O teste piloto foi realizado com profissionais de saúde de um cancer center, de forma online por meio da plataforma RedCap. Obteve-se um N de 133 participantes. Os resultados do presente estudo fornecem evidências iniciais de que o instrumento “PREPARO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA ATENDIMENTO ONCOLÓGICO A POPULAÇÃO TRANSGÊNERA” é uma ferramenta confiável e válida. O instrumento possui elevada utilidade para pesquisas futuras, podendo igualmente desempenhar um papel crucial em intervenções educacionais cumprindo o objetivo 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que é a redução das desigualdades.

Impacto e resultados

Através do estudo foi possível revelar lacunas significativas no conhecimento dos profissionais de saúde, o que motivou a criação de uma trilha comportamental inovadora. Este treinamento piloto foi desenvolvido para a Residência Multiprofissional, abordando diretamente as deficiências identificadas. Em colaboração com a equipe de Recursos Humanos da instituição, foi elaborado um programa abrangente que incluiu módulos de treinamento online autoinstrucionais, aulas gravadas, fóruns de discussão, artigos especializados e uma aula ao vivo para consolidar o conhecimento.
A trilha comportamental focou em temas essenciais, como a definição de orientação sexual e identidade de gênero, a importância do atendimento inclusivo na oncologia e o cuidado centrado no paciente pertencente às minorias sexuais e de gênero. Este treinamento teve um impacto direto e significativo sobre aproximadamente 25 residentes multiprofissionais, que estão na linha de frente do atendimento a pacientes, incluindo aqueles que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+.
O impacto da iniciativa foi notável: não apenas preencheu as lacunas de conhecimento previamente identificadas, mas também permite a promoção de um ambiente mais inclusivo e sensível às necessidades dos pacientes. Através desse treinamento, os residentes podem aprimorar suas habilidades e adotar práticas mais inclusivas, resultando em um atendimento de saúde mais respeitoso e adaptado às diversidades presentes na instituição. Esta iniciativa representa um avanço substancial na formação e na prática profissional, refletindo um compromisso significativo com a excelência e a inclusão no atendimento à saúde.

Área

6.Responsabilidade social

Categoria

Residência Multiprofissional

Autores

RUAN NILTON RODRIGUES MELO, Fernanda Fachetti Xavier de Almeida