A.C.Camargo Next Frontiers

Dados do Resumo


Título

A importância da imprensa para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço no Brasil

Introdução

Neste artigo, busca-se demonstrar a importância dos veículos de imprensa e a produção de conteúdo específico sobre câncer como forma de conscientização e consequente prevenção de diferentes tipos de tumores. Levantamento feito observando a grande imprensa do Estado de São Paulo e do Brasil demonstrou disparidade no nível de citações sobre as subespecialidades oncológicas, indicando que há mais informação na imprensa sobre um tipo de câncer do que sobre outro. Conclui-se que o tipo de sítio tumoral que recebe mais atenção da mídia resulta em pacientes com estágios menos avançados e desfechos mais positivos, interferindo, inclusive, nas curvas de sobrevida. Enquanto que o que recebe menos espaço na imprensa resulta em estágios avançados para tratamento, acarretando mais tempo e menos efetividade na plena recuperação.
Palavras-chave – imprensa, câncer, mama, cabeça e pescoço.

Objetivo

Descrever papel da imprensa e da produção de conteúdo comunicacional para a conscientização da população SOBRE o câncer de cabeça e pescoço.

Métodos

Em estudo de coorte retrospectiva de base de imprensa com matérias publicadas no Estado de São Paulo, entre os anos de 2020 e 2023 (4 anos) sobre câncer de mama, câncer de cabeça e pescoço, outubro rosa e julho verde e matérias publicada no Brasil, entre os anos de 2020 e 2023 (4 anos) sobre câncer de mama, câncer de cabeça e pescoço, outubro rosa e julho verde.

Matérias jornalísticas foram selecionadas por ferramenta de clipping – Linear Clipping – utilizando as palavras chave “câncer de mama, câncer de cabeça e pescoço, outubro rosa e julho verde”.

Resultados

Os resultados indicaram que, no estado de São Paulo, em 2020, “câncer de mama” recebeu 4.296 citações, enquanto que câncer de cabeça e pescoço, 255. Em 2021, 6.682 para câncer de mama e 429 para câncer de cabeça e pescoço. Em 2022, 10.740 citações sobre câncer de mama e 568 sobre câncer de cabeça e pescoço e em 2023 o total de 12.772 citações na imprensa sobre câncer de mama e 652 sobre câncer de cabeça e pescoço. Quando observamos as citações sobre as campanhas de sensibilização, “Outubro Rosa”, para câncer de mama e “Julho Verde”, para câncer de cabeça e pescoço, em 2020, sobre Outubro Rosa, foram 1.730 citações, 3.158 em 2021, 3.782 em 2022 e 4.608 em 2023. Sobre Julho Verde, em 2020, foram 26, 110 em 2021, 142 em 2022 e 251 em 2023.
No Brasil, câncer de mama em 2020 teve 23.605 citações. 44.843 em 2021, 67.150 em 2022 e 66.077 em 2023. Outubro Rosa teve 12.431 citações em 2020, 28.024 em 2021, 36.207 em 2022 e 31.767 citações pela imprensa em 2023. Julho verde teve 273 em 2020, 1.023 em 2021, 1.138 em 2022 e 2.045 em 2023.

Conclusões

Os resultados apresentados sugerem que, por aquisição de conhecimento advindo de campanhas de sensibilização, como o “Outubro Rosa”, e câncer de mama no alvo da moda, as pacientes identificam precocemente seus tumores e conseguem tratamentos mais eficazes.

Enquanto que os pacientes com tumores de cabeça e pescoço, sem informação, identificam a doença em estágios mais avançados, com resultados menos promissores.

Financiador do resumo

não se aplica

Palavras Chave

imprensa; Câncer;

Área

4.Epidemiologia e Prevenção

Autores

HUGO POLITI PACÍFICO, HUGO POLITI PACÍFICO, Maria Paula Curado Curado