Dados do Trabalho


Título

Avaliação in vitro dos efeitos celulares do Extrato de Annona muricata (graviola) em linhagem celular de câncer gástrico

Introdução

O câncer gástrico é a quinta neoplasia mais presente no Brasil e a terceira na região norte. Assim, produtos naturais mostram-se excelentes alternativas para amenizar essa situação, como a Annona muricata, pertencente a uma família de produtos naturais já estabelecida, e possui uma significativa bioatividade já analisada, podendo induzir a morte celular de várias células tumorais. Essa bioatividade foi analisada em diversos estudos mostrando eficácia em diferentes tumores, porém poucos são os estudos em câncer gástrico.

Objetivo

Avaliar o potencial antineoplásico e o padrão de morte celular induzido pelo extrato etanólico de Annona muricata (EEAM) na linhagem tumoral gástrica AGS. Avaliando a citotoxicidade do Extrato e determinar o CI50 (Concentração inibitória média). Além de determinar o padrão de morte celular induzido pela substância.

Métodos

Foi realizado o ensaio de MTT para analisar a citotoxicidade do extrato e para calcular o valor do CI50 em quadruplicatas na linhagem celular AGS. O EEAM foi diluído separadamente em DMSO para solução de uso a 16 mg/mL. A partir desta solução foi feita uma diluição em F-12K para obter uma concentração de 100 μg/mL, da qual foi realizadas diluições seriadas para a obtenção de uma curva concentração-resposta (100 μg/mL-1,5625 μg/mL), além do controle negativo não tratado. Após o tempo de tratamento, foi incubado o MTT por 3 horas e as placas analisadas no espectrofotômetro a um comprimento de onda de 570nm. Sendo determinada sua CI50 e o intervalo de confiança (IC 95%). Para o ensaio de padrão de morte celular, as células foram cultivadas e tratadas com o EEAM, nas concentrações de 15 μg/mL, 30 μg/mL, 60 μg/mL para a linhagem AGS. Após esse tempo as células foram tripsinizadas, lavadas e marcadas com Anexina V e Iodeto de propídeo (IP) e analisadas seu padrão de morte celular induzido pelo composto por citometria de fluxo.

Resultados

Inicialmente, foi realizado ensaio de MTT. Assim, foi semeada a linhagem celular, de câncer gástrico AGS. Dessa forma, foi calculado nesse experimento os valores de CI50, intervalo de confiança e do R². Foi observado que extrato apresentou citotoxicidade frente à linhagem tumoral dentro da curva de concentrações. Dessa maneira, a partir da análise estatística do ensaio de MTT, foram selecionadas para dar continuidade aos experimentos as concentrações de 15, 30 e 60 μg/mL e feito o controle negativo. No ensaio de morte celular por citometria, percebeu-se que os grupos tratados com EEAM ainda apresentaram uma quantidade considerável de células viáveis, porém houve um crescimento gradual no número de células apoptóticas conforme o aumento da concentração. Ademais, em todas as concentrações utilizadas não foram obtidas quantidades significativas de células necróticas, o que retrata um resultado favorável, visto que a necrose, pode gerar um processo inflamatório.

Conclusões

Sendo assim, os resultados demonstram um potencial antineoplásico do EEAM frente à linhagem celular de câncer gástrico. Desse modo, o composto se mostra com uma significativa bioatividade. É válido ressaltar o padrão de morte celular analisado.O EEAM apresentou, por padrão, induzir a morte celular pela via apoptótica, o que avalia-se de maneira positiva, já que a apoptose, por ser um mecanismo de morte celular programada, não gera inflamação.

Palavras-chave

Câncer Gástrico, Annona muricata, citotoxicidade.

Financiador do resumo

CNPQ

Área

Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto

Autores

SABRINA OLIVEIRA ARAUJO, Ingryd Nayara Farias Ramos, THAISSA VITORIA PORTAL RODRIGUES, Monique Feitoza Silva, Emanuele Raimunda Louzada Moraes, Paulo Pimentel Assumpção, André Salim Khayat, Tiago da Silva Medina, Glauco Akelinghton Freire Vitiello , Arianne Fagotti Gusmão