Dados do Trabalho


Título

Caracterização dos colágenos I e III das regiões intratumoral e peritumoral de tumores primários de melanoma cutâneo humano acral e não-acral

Introdução

O melanoma é um câncer de pele, originado nos melanócitos, que possui alta letalidade. Essa doença pode ser classificada em dois grandes grupos, de acordo com o tipo de pele acometida: acral e não-acral, caracterizadas pela ausência ou presença de pelos, respectivamente. A derme, tecido afetado pelo desenvolvimento do melanoma, tem sua matriz extracelular composta principalmente pelo colágeno I (COL I) e colágeno III (COL III), os quais têm sido associados com a progressão de diversos cânceres.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi quantificar o colágeno das regiões intratumoral e peritumoral de amostras de melanoma cutâneo humano, caracterizando os colágenos I e III em ambas as regiões e nos melanomas cutâneo acral e não-acral.

Métodos

Foram avaliadas 19 amostras de melanoma cutâneo cedidas pelo Instituto Nacional do Câncer (CAAE: 54982721.2.3001.5274), sendo 10 de melanoma não-acral e 9 de melanoma acral. Os cortes histológicos foram corados por Picrosirius Red, que, sob a luz polarizada, permite distinguir o colágeno I, que apresenta tonalidade avermelhada, do colágeno III, que se apresenta da cor verde. Em cada amostra, o colágeno foi quantificado em duas áreas distintas: a região intratumoral e a derme peritumoral adjacente. Foram capturadas imagens da quantidade máxima de campos da região intratumoral e de toda a região da derme que estava em contato direto com o corpo principal do tumor. Todas as capturas foram obtidas usando a objetiva de 20x e filtro de luz polarizada. As cores vermelho (COL I) e verde (COL III) foram quantificadas através da linguagem de programação Python e a média da intensidade das cores por área da objetiva de 20x foi calculada.

Resultados

Ao somar a intensidade das cores vermelha e verde encontradas no total de imagens analisadas, obteve-se uma média de COL total de 5,9x10^7 na região intratumoral e de 9,4x10^7 na região peritumoral. A região intratumoral apresentou cerca de 21,3% de COL I e 78,7% de COL III, enquanto na região peritumoral foi visto 43,2% e 56,8% de COL I e III, respectivamente. Ao avaliar o colágeno pela topografia, o melanoma acral apresentou mais COL na região peritumoral do que o melanoma não-acral, de forma significativa. Além disso, a região intratumoral do melanoma acral exibiu, significativamente, maior quantidade de COL I do que a mesma região do melanoma não-acral (28,2% e 15,1%, respectivamente). Em relação ao COL III, o melanoma não-acral apresentou maior quantidade desse colágeno na região intratumoral (84,9%) quando comparado ao melanoma acral (71,8%), de forma estatisticamente significativa. Contudo, nenhuma diferença foi encontrada na região peritumoral entre os dois subtipos analisados.

Conclusões

Foi observada maior deposição de colágeno na região peritumoral do melanoma quando comparada à região intratumoral, com maior proporção de COL I e COL III nessas regiões, respectivamente. Ao se comparar a topografia, houve maior deposição de colágeno na região peritumoral dos tumores acrais, porém a maior diferença na proporção entre os tipos de colágeno foi vista na região intratumoral. Esses resultados podem colaborar na associação entre o tipo de colágeno e a agressividade do melanoma.

Palavras-chave

Melanoma acral; Melanoma não-acral; Colágeno.

Financiador do resumo

FAPEMIG

Área

Estudo Clínico - Tumores Cutâneos

Autores

ANA CLARA URCELINA REZENDE PRADO, FERNANDA LUIZA MENEZES BELLO, BRUNA NATHÁLIA SANTOS, ELISSA OLIVEIRA DA FONSECA, ARETHA BRITO NOBRE, MYCHEL GONÇALVES SILVA, MARCELO VIDIGAL CALIARI, PATRÍCIA ABRÃO POSSIK, SARA SANTOS BERNARDES