Dados do Trabalho


Título

O conhecimento de enfermeiros sobre terapia nutricional em pacientes oncológicos

Introdução

A desnutrição é o distúrbio de maior prevalência no hospital, sendo os pacientes oncológicos mais expostos ao risco. A terapia nutricional (TN) é o conjunto de procedimentos a fim de recuperar ou manter o estado nutricional do paciente. Tendo em vista que a enfermagem está presente em tempo integral, torna-se mister investigar o conhecimento de enfermeiros acerca dessa prática a fim de fortalecer a efetividade do tratamento e assegurar uma assistência qualificada.

Objetivo

Identificar o conhecimento de enfermeiros sobre a terapia nutricional em pacientes oncológicos.

Métodos

Estudo exploratório e descritivo com enfermeiros que atuam em unidades de internação oncológicas e que responderam a um questionário on-line, com abordagem sobre o conhecimento, os aspectos técnicos, as suas atribuições, o planejamento da assistência atribuídos à terapia nutricional. Realizou-se a análise temática dos dados.

Resultados

Participaram 26 enfermeiros, sendo 19 (73,1%) do sexo feminino, com idades variadas entre 28 e 63 anos. Todos os participantes trabalham no estado de São Paulo, sendo 17 (65,3%) com mais de 10 anos de formação e 5 (19,2%) com até 5 anos de formação. Em relação ao aprendizado durante a graduação, 15 (57,7%) mencionaram não terem conteúdo aprofundado em TN. Quanto aos aspectos técnicos, há um resultado relevante em que 11 participantes (42,3%) não reconhecem as vias corretas de administração da terapia nutricional enteral (TNE) e não sabem fazer o cálculo do volume da dieta. Referente às atribuições, os enfermeiros reconheceram quais são de sua responsabilidade, entretanto 15 (57,7%) participantes demonstraram dúvida na questão de conservação, armazenamento e administração da TNE. Quanto à educação permanente, 20 participantes (76,9%) passaram por treinamento e buscam se aprimorar com artigos, livros e informações da equipe multiprofissional.

Conclusões

Os enfermeiros demonstraram conhecer os aspectos técnicos e as atribuições, mas evidenciou-se a necessidade de aprofundar a temática desde a graduação e capacitar permanentemente esses profissionais a fim de que haja um planejamento qualificado dos cuidados de enfermagem e aprimoramento da assistência ao paciente oncológico submetido a terapia nutricional.

Palavras-chave

Terapia nutricional; Oncologia; Cuidados de enfermagem;

Financiador do resumo

Financiamento próprio
Número do parecer do CEP: 6.085.509 em 28 de maio de 2023.

Área

Enfermagem Oncológica

Autores

ANGELICA MARA BOUCOS, ELAINE CRISTINA PAZ DA SILVA AMORIM LIMA, CEZAR HENRIQUE DE AZEVEDO