Dados do Trabalho


Título

Avaliação da satisfação e percepção do paciente inserido em um programa de navegação em um Cancer Center Brasileiro

Introdução

O enfermeiro navegador (EN) visa à superação de obstáculos, proporciona atendimento personalizado durante a jornada oncológica, promove orientações gerais, amparando o paciente e sua família na jornada, atuando em conjunto com as equipes multidisciplinares, tornando-se o elo entre os profissionais e pacientes visando qualidade do tratamento. O tratamento oncológico acarreta muitas vezes repercussões negativas devido ao impacto em suas atividades cotidianas ocasionado insatisfação e ansiedade.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção e a satisfação dos pacientes em relação ao programa de navegação e a atuação do enfermeiro navegador durante a jornada oncológica em um Cancer Center brasileiro.

Métodos

Estudo descritivo, transversal, prospectivo, de caráter quantitativo, realizado em um Cancer Center brasileiro. Foram aplicados até o momento 208 questionários on-line, estruturado, garantindo anonimato dos participantes. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a plataforma REDcap, elencando oito questões fechadas. O questionário foi encaminhado quinze dias após o início do primeiro tratamento proposto.

Resultados

A satisfação do paciente é essencial para definir e melhorar a qualidade do serviço de saúde, o programa de navegação (PN) tem como principal objetivo coordenar o cuidado e eliminar barreiras para que o tratamento seja realizado em tempo oportuno. Poucos estudos investigam a percepção e satisfação do paciente inserido em um PN. Foram aplicados 208 questionários 72,5% dos pacientes se sentiu acolhido pelo EN durante o atendimento; 71,8% sente confiança no EN para expor as dúvidas e preocupações sobre a doença e as etapas propostas; 68,5% informam que pode contar com o auxílio e apoio do EN para sanar as dúvidas sobre a condição de saúde e doença; 68,5% informa que o EN contribui para autonomia e tomada de decisões; 60,8% acredita que o tratamento iniciou rapidamente com o auxílio do EN; 57,1% pode enfrentar o tratamento menos ansioso com o apoio do EN; 61,7% tem facilidade em entrar em contato com o EN pelo e-mail e 61,7% informa que ter participado do PN faz com que indique a instituição para conhecidos.

Conclusões

Podemos observar que o PN pode melhorar a percepção do paciente em relação ao sistema de saúde, a maioria dos pacientes concordaram que o EN auxiliou em sua jornada. Com isso, a percepção da maioria dos pacientes em relação ao PN em sua jornada oncológica foi amplamente positiva, desde o acolhimento, melhor enfrentamento do tratamento e diminuição ansiedade. Todos os pontos citados refletem a importância do programa de navegação e o impacto do enfermeiro navegador no desfecho clínico do paciente.

Palavras-chave

Programa de Navegação; Satisfação do paciente; Enfermeiro Navegador.

Financiador do resumo

Área

Gestão e Inovação

Autores

YASMIN ELISIARIO DOS SANTOS, Mayara Marinho Ferreira, Ariane Silva da Rocha, Alex Godoy da Silva, Aline Yuri Chibana, Amanda Desiderá, Ana Paula Gomes de Lacerda, Claudia Cristina Klumpp, Deborah Midori Sato, Elaine Cordeiro Bernardon, Janaina Santos Paulista, Lara Cinthia Mitsuko Etho, Larissa de Melo Kuil , Larissa Dias Figueiredo Castanon, Tailine Ligia Tadini, Jessica Chiconi de Andrade Silva