Dados do Trabalho


Título

FREQUENCIA ALIMENTAR ATRAVES DE QFA EM PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL NO AMAZONAS

Introdução

O Câncer Colorretal (CCR) é uma doença que se origina a partir de uma série de transformações das células tronco intestinais que resultam na expansão de células com comportamento mais agressivo e maligno. Atualmente, o CCR é um importante problema de saúde pública e compreende 10% de todos os cânceres diagnosticados e agravante índice de mortalidade (9.4%).

Objetivo

Caracterizar o perfil epidemiológico e padrão alimentar de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de câncer colorretal no AM

Métodos

Essa pesquisa trata-se de um estudo transversal, observacional. Foram analisados indivíduos de ambos os sexos, procedentes dos Estados da Amazônia Legal com idade superior a 18 anos, sendo submetidos a entrevista com questionários de hábitos alimentares, antropometria e socioeconômico.

Resultados

Durante o estudo foram incluídos 37 pacientes, com idade entre 25 a 80 anos. Houve predominância do sexo feminino com 54,1% do total de pacientes, apresentando 51,4% de pacientes com um alto consumo de alimentos processados, assim como tabagismo e etilismo.

Conclusões

Os hábitos alimentares dos participantes do estudo e seus aspectos sociodemográficos apresentam semelhanças entre si, caracterizando um alto consumo de carne vermelha, carnes processadas, alimentos industrializados, ricos em açúcares e gorduras, que possuem um grande impacto na absorção de substancias cancerígenas e inflamatórias para o intestino. Sendo fatores cruciais para o aparecimento e desenvolvimento do CCR.

Palavras-chave

Câncer colorretal, alimentação, saúde pública.

Financiador do resumo

FINANCIADOR DO RESUMO FAPEAM - EDITAL N. 002/2021 - PROGRAMA AMAZÔNIDAS E PROGRAMA PAIC 2022-2023

Área

Estudo Clínico - Tumores Colorretais

Autores

ABNER SOUZA PAZ, VALQUIRIA DO CARMO ALVES MARTINS, KATIA LUZ TORRES, JHONNATAN SILVA DE SOUZA, Sidney Raimundo Silva Chalub, Márcio Neves Stefani, Thiago Silveira Paiva, Maiko Ramos Maia, Natasha Souza da Silva, Max Lucas Albuquerque Brandão, Julia Monica Marcelino Benevides