Dados do Trabalho


Título

Perfil Clínico e Epidemiológico de Mulheres com Câncer de Mama Atendidas em UNACON de Município do Sertão de Pernambuco.

Introdução

O câncer de mama ocupa posição de destaque mundial e nacional. Vários fatores de risco podem estar associados ao desenvolvimento deste câncer, entre eles idade, condições sócio-econômica, hereditariedade, políticas públicas locais, dentre outras. Conhecendo que um percentual significativo pode ser prevenido ou detectado precocemente, estudar o perfil populacional, permitirá implementar estratégias de saúde na busca de melhorias para a detecção precoce, com imediato início do tratamento e, por consequência, maiores chances de cura.

Objetivo

Verificar o perfil clínico e epidemiológico de mulheres diagnosticadas com câncer de mama atendidas em uma UNACON de município do Sertão de Pernambuco.

Métodos

Estudo documental, retrospectivo e descritivo. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob número: 5.725.586. Foram incluídos prontuários dos arquivos de registros de pacientes com câncer de mama atendidas em unidade de alta complexidade em oncologia do município de Arcoverde-PE no período de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023. Foram excluídos casos de prontuários incompletos e casos que não deram seguimento às consultas, a fim de iniciar um tratamento na unidade referência. Os dados coletados foram tabulados e apresentados em frequência, utilizando o programa Microsoft Excel.

Resultados

Observou-se que das 229 usuárias incluídas no estudo, 53 (23,14%) residiam em Arcoverde, apresentavam em sua maioria as faixas etárias de 41 a 50 anos com 57 (24,89), 51 a 60 anos com 67 (29,25%) e 61 a 70 anos com 52 (22,70%). Um total de 130 (56,76%) mulheres eram casadas, 118 (51,52%) tinham histórico familiar de câncer, 198 (86,46%) apresentaram carcinoma ductal invasivo, onde 121 (52,83%) mostravam grau histológico II, com 58 (25,32%) sendo o subtipo Luminal B e 52 (22,70%) o subtipo Luminal A e 130 (56,76) da mulheres apresentavam o tumor localizado na mama esquerda.

Conclusões

A UNACON estudada, acompanha o espelho nacional quanto à prevalência do câncer em mulheres com idade superior a 40 anos, sendo evidenciado que o tipo mais comum é o carcinoma ductal invasivo e que a presença de histórico familiar é uma condição frequente. Assim, é de extrema relevância, conhecer o perfil clínico-epidemiológico da população para aperfeiçoamento das estratégias de prevenção, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, principalmente em regiões menos favorecidas do país.

Palavras-chave

Câncer de Mama, perfil, perfil epidemiológico.

Financiador do resumo

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

ADRYA LUCIA PERES BEZERRA, Rafaella Henrique Sousa de Araújo Britto, Renatha Henrique Sousa de Araújo de Araújo, Jarbas Maciel de Oliveira