Dados do Trabalho


Título

A relevância da consulta pré-operatória de enfermagem aos pacientes oncológicos submetidos a confecção de estoma intestinal

Introdução

O câncer de cólon e reto ocupam a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil. A realização de estoma intestinal como intervenção cirúrgica de finalidade curativa, tendo finalidade temporária ou definitiva, tem sido foco de diversas intervenções de cuidados da equipe de enfermagem. Diante do estigma e das preocupações que permeiam o paciente ostomizado, a consulta de enfermagem se torna fundamental para a manutenção da qualidade de vida, auxiliando no processo de desenvolvimento do autocuidado e na minimização de complicações.

Objetivo

Analisar os benefícios da consulta pré-operatória de enfermagem aos pacientes oncológicos submetidos a confecção de estoma intestinal.

Métodos

Estudo de campo observacional transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Realizou-se uma análise parcial comparativa mediante a coleta de dados com pacientes em tratamento de tumores do aparelho digestivo no Hospital de Amor de Barretos (SP) que foram submetidos a confecção de algum estoma intestinal, seja por cirurgia eletiva ou de emergência no ano de 2023. Estão sendo avaliados dois grupos, sendo pacientes que realizaram a consulta pré-operatória (grupo A) e pacientes que não realizaram a consulta pré-operatória (grupo B). Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário quantitativo próprio com 23 questões, divididas em duas partes: perfil sociodemográfico e questões relacionadas a pré-consultas. Para a análise dos dados, utilizaram-se os números absolutos e a frequência das respostas dos questionários, comparando entre os grupos. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob parecer nº 5.728.554.

Resultados

Um total de 34 pacientes foram elegíveis para a análise parcial deste estudo, sendo 19 do grupo que realizou as consultas pré-operatórias. A idade média dos participantes foi de 58 anos, 56% tiveram confecção de colostomias, 65% apresentavam comorbidades e 56% ganhavam até 2 salários mínimos. Apenas 39% dos entrevistados relataram que já tiveram contato anterior com uma bolsa coletora de fezes. Diante das perguntas relacionadas à consulta de enfermagem pré-operatória, o grupo A demonstrou um maior conhecimento sobre autocuidado e a necessidade da ostomia intestinal comparado ao grupo B. Ainda, assim, 16 pacientes do grupo A tiveram alguma intercorrência relacionada ao estoma, como a dermatite irritativa peristoma. Observou-se, também, que os pacientes submetidos a consulta pré-operatória possuem maior conhecimento dos seus direitos legais comparado aqueles que não tiveram a pré-consulta com o enfermeiro.

Conclusões

Observou-se com este estudo os benefícios da consulta de enfermagem pré-operatória na minimização de complicações pós-cirúrgicas e na adesão ao autocuidado para os pacientes oncológicos submetidos à confecção de estoma de eliminação intestinal. Com isso, enfatiza-se a importância do enfermeiro na integralização da equipe de cuidados, tendo em vista a complexidade e relevância na oferta de uma assistência holística e de qualidade.

Palavras-chave

Consulta de enfermagem, estoma intestinal, oncologia.

Financiador do resumo

Financiamento próprio.

Área

Enfermagem Oncológica

Autores

MICHELE CRISTINA DE JESUS, THAIS ZILLES FRITSCH, JACQUELINE DA SILVA MENDES, ELOA GUARNIERI, ROBERTO TOMAIN