Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: Carcinoma espinocelular de língua: relato de caso clínico.

Introdução

O câncer oral é o sexto tipo de neoplasia mais frequente no Brasil, sendo 94% dos casos, carcinoma espinocelular (CEC). A incidência do CEC na língua está diretamente relacionada a fatores socioculturais e hábitos de vida, especialmente o uso cônico do tabaco e do álcool, o papilovirus humano (HPV). Sua maior prevalência é no sexo masculino e acima dos 50 anos.

Objetivo

Relatar um caso de CEC em língua num paciente do sexo masculino, com 59 anos, fumante e alcoolista.

Métodos

O paciente compareceu ao Serviço de Medicina Bucal encaminhado por cirurgiã-dentista do Centro de Especialidades Odontológicas de Araraquara queixando-se de dor na língua e que notou a lesão há dois meses e relatava dificuldade para se alimentar. Relatava uso crônico de tabaco e de bebida alcoólica. Sua história médica e uso de medicamentos eram negativos. Ao exame clínico extraoral observou-se linfonodo palpável, endurecido e fixo em região submandibular do lado esquerdo. Ao exame intraoral notava-se nódulo ulcerado com leito necrótico e bordas elevadas e endurecidas com hálito fétido. Diante do quadro, a hipótese diagnóstica foi de carcinoma espinocelular. Foi solicitada radiografia panorâmica e realizou-se biópsia incisional na lesão.

Resultados

A radiografia panorâmica não apresentava alterações que indicassem invasão do tecido ósseo pela lesão e o resultado histopatológico foi de carcinoma espinocelular com áreas de comedonecrose. Diante do resultado, o paciente foi encaminhado ao oncologista para tratamento após realizar-se extração de remanescentes dentários. O planejamento realizado pelo médico foi de cirurgia e complementação por radioterapia e quimioterapia (estadiamento T2N2b), sendo que o paciente foi acompanhado no trans e pós tratamento, apresentando hipossalivação e trismo. Após dois anos, o paciente teve recidiva da doença e veio a óbito.

Conclusões

Ressalta-se a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer bucal para que o paciente tenha mais sobrevida e qualidade de vida, além de também ser importante o acompanhamento dos pacientes oncológicos antes, durante e após o seu tratamento.

Palavras-chave

Palavra-Chave: CEC, Carcinoma espinocelular, Língua.

Financiador do resumo

Não há

Área

Estudo Clínico - Tumores de Cabeça e Pescoço

Autores

NAIARA ALVES MAREGA, Elaine Sgavioli Massucato, Cleverton Roberto De Andrade