Dados do Trabalho


Título

Análise do tratamento com Ifosfamida nos tumores de células germinativas resistentes a cisplatina

Introdução

Os tumores de células germinativas (TCGs) são derivados de células germinativas primordiais e ocorrem em sítios gonadais e extragonadais. Representam 4% dos tumores pediátricos e exibem grande heterogeneidade histológica. O diagnóstico é feito com a correlação do quadro clínico, localização típica, exames de imagem e marcadores biológicos. O tratamento é com cirurgia e quimioterapia, sendo cisplatina o quimioterápico padrão; porém, 15-20% dos pacientes apresentam resistência em decorrência de mecanismos multifatoriais, sendo crucial terapias que superem tal obstáculo.

Objetivo

Analisar o efeito in vitro do tratamento com Ifosfamida em linhagens de tumores de células germinativas resistentes à cisplatina.

Métodos

Para tanto, foram utilizadas duas linhagens de TCGs, incluindo as células de carcinoma embrionário (NTERA-2) e coriocarcinoma (JEG-3). Ambas linhagens foram tratadas previamente com doses incrementais de cisplatina afim de se tornarem resistentes. Em seguida, as linhagens parentais e resistentes foram tratadas com diferentes concentrações de Ifosfamida.

Resultados

Após o tratamento com cisplatina, as células resistentes demonstraram IC50 até sete vezes maior comparado com as parentais, bem como maior capacidade de migração e formação de colônia. Após 72h de tratamento com Ifosfamida, foi determinado IC50= 135,28 µM para NTERA-2-Parental e 210,77 µM para NTERA-2-Resistente. Para a JEG-3 o valor obtido de IC50 foi 179,5 µM para JEG-3-Parental e 214,1 µM para JEG-3- Resistente. Assim, ambas linhagens responderam de forma semelhante ao tratamento, tendo como resultado um IC50 com valores próximos.

Conclusões

Portanto, esses dados contribuem para maiores conhecimentos do efeito do tratamento com a Ifosfamida em células resistentes à cisplatina e poderão auxiliar no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.

Palavras-chave

Tumores de células germinativas; Resistência a cisplatina; Ifosfamida.

Financiador do resumo

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nº do processo: 129215/2022-8.

Área

Pesquisa básica / translacional

Autores

BRUNA INEZ DOS SANTOS CRUZ, Marcela Nunes Rosa, Ingridy Izabella Vieira Cardoso, Luiz Fernando Lopes, Mariana Tomazini Pinto