Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO DE LEUCEMIAS PEDIÁTRICAS NO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2022

Introdução

A leucemia é uma doença de origem desconhecida, que atinge os leucócitos e tem como principal característica a alteração dessas células na medula óssea e no sangue. A classificação das leucemias é feita de acordo com a linhagem atingida (linfoide ou mieloide) e aguda ou crônica. Este distúrbio maligno pode acometer indivíduos de diferentes idades, sendo a leucemia linfóide aguda (LLA) a mais comum na infância.

Objetivo

Descrever de forma quantitativa por meio de percentuais o número de diagnósticos de Leucemias, incluindo “Leucemia linfóide”, “Leucemia monocítica”, “Outras leucemias de células de tipo especificado” e “Leucemia de tipo celular não especificado” na população infantil brasileira entre as faixas etárias “lactente”, “pré-escolar” e “escolar” nos anos de 2018 a 2022.

Métodos

Estudo transversal retrospectivo de forma quantitativa sobre a soma total do número de diagnósticos para “Leucemia linfóide”, “Leucemia monocítica”, “Outras leucemias de células de tipo especificado” e “Leucemia de tipo celular não especificado” entre as faixas etárias “lactente” (até 2 anos de idade), “pré-escolar” (2 a 5 anos) e “escolar” (6 a 10 anos) no período de 2018 a 2022, com dados obtidos Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), através do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado (BPA-I) e da Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade; Sistema de Informação Hospitalar (SIH); Sistema de Informações de Câncer (SISCAN), do DATASUS.

Resultados

No total, em crianças com 10 anos ou menos, entre 2018 a 2022, foram notificados o diagnóstico de 6.121 casos de algum tipo de leucemia ao sistema público. Desses, na faixa de lactentes menores que 2 anos (“Menor que 1 ano” + “1 ano”) foram diagnosticados 912 casos (14,89% do total). Na faixa “pré-escolar”, que inclui “2 anos”, “3 anos”, “4 anos”, “5 anos”, foram diagnosticadas 3.039 crianças (49,66% do total). E na faixa “escolar”, que inclui “6 anos”, “7 anos”, “8 anos”, “9 anos” e “10 anos”, totalizou 2.170 diagnósticos (35,45% do total).

Conclusões

O grupo com maior número de diagnósticos de algum tipo de leucemia é o pré-escolar, com 49,66% de todos os diagnósticos. A segunda faixa com maior número de diagnósticos é a “escolar”, com 35,45% do total. Já em último lugar apresenta-se a de lactentes, com 14,89%. Apesar do alto percentual sobre as outras duas faixas, a faixa “pré-escolar” que mostra-se em primeiro lugar só contém a soma de 4 idades, enquanto a faixa “escolar” que tem 5 idades exibe um total com percentual total 14,21% menor.

Palavras-chave

Leucemia; Pediatria; Epidemiologia

Financiador do resumo

Não há.

Área

Epidemiologia e Prevenção

Autores

ARTHUR FINOCHI FERNANDES MOÇA, ISABELA FINOCHI FERNANDES MOÇA COLOGNESE