Dados do Trabalho


Título

Construção e validação de instrumento para avaliação de aprendizagem em oncologia com uso de realidade virtual

Introdução

Para assegurar uma assistência qualificada, é crucial investir na formação. O ensino de oncologia deve ser priorizado, e o uso de simuladores móveis com realidade virtual se destaca como ferramenta para desenvolver competências e preparar os graduandos. O uso de novas metodologias no processo de ensino-aprendizagem pode aprimorar a formação e, consequentemente, elevar a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes com câncer.

Objetivo

Construir e validar instrumento de avaliação de aprendizagem em oncologia com uso de realidade virtual por meio de simulador mobile.

Métodos

Estudo metodológico, dividido em duas etapas. Na primeira etapa foi elaborado o instrumento para a avaliação da aprendizagem sobre cateter totalmente implantado para uso em paciente com câncer, para graduandos de enfermagem. Na segunda etapa foram convidados nove enfermeiros, com a intencionalidade de compor comitê de especialistas, para validação do instrumento. Para compor o comitê foi considerado critérios como titulação, especialização, produção científica e tempo de atuação na área. A pontuação mínima para a seleção foi de cinco pontos, conforme os critérios propostos por Fehring. Foi utilizado a Técnica Delphi, em duas rodadas, com o propósito depara obter consenso entre os especialistas, considerando divergências por falta de evidências científicas ou informações contraditórias. No questionário foi usada uma escala Likert equilibrada (de 1 a 5) para verificar o nível de concordância em cada questão. Projeto foi aprovado no Comitê de Ética pelo número de protocolo 55320521.3.0000.5432. Foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise dos dados foi realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com concordância esperada de 0,80.

Resultados

Foi elaborado o instrumento sobre cateter totalmente implantado para uso em paciente com câncer, contendo dez questões de múltipla escolha, com quatro opções de respostas cada. Todos os nove especialistas convidados aceitaram participar do estudo, sendo realizada a classificação segundo critérios propostos no processo de elaboração e validação, mostrando pontuação média de cinco pontos. Na primeira rodada participaram 09 (100%) especialistas, obtendo um IVC de 0,59 e concordância de 59,7%. Na segunda rodada participaram 05 (55,5%) especialistas, atingindo IVC de 0,84 e IVC de 84,0%, indicando um bom grau de concordância.

Conclusões

O instrumento foi construído com base nos objetivos do processo de ensino-aprendizagem, para o público a qual se destina. Considerando o rigor metodológico e a obtenção dos bons índices de concordância, este instrumento encontra-se validado e viável para avaliar a aprendizagem de graduandos de enfermagem sobre cateter totalmente implantado no âmbito da oncologia.

Palavras-chave

Educação em Enfermagem, Oncologia e Realidade Virtual

Financiador do resumo

Área

Educação

Autores

ELIZA COSTA CIJEVSCHI, Maria Graças Silva Matsubara, Letícia Faria Serpa