Dados do Trabalho


Título

Potencial Antitumoral do Extrato de Folha de Oliveira (Olea europaea) em células de carcinoma hepatocelular HepG2

Introdução

O câncer de fígado está entre os dez tipos de câncer mais diagnosticados e com maiores taxas de mortalidade. O carcinoma hepatocelular representa 90% desses casos e possui alta letalidade. O potencial antitumoral de compostos bioativos, como os presentes nas folhas de oliveira (FO), tem sido explorado na busca por agentes antitumorais efetivos e menos tóxicos. Investigar as FO também permite explorar a hipótese de que a combinação de constituintes da matriz vegetal pode potencializar tal efeito.

Objetivo

Investigar o efeito antitumoral do extrato de folhas de oliveira e de sua fração digerida em células de carcinoma hepatocelular HepG2.

Métodos

Extratos de Folhas de oliveira (Olea europaea L.) das cultivares Coratina (Puglia, Sul da Itália), Koroneiki (Serra Gaúcha, Brasil) e Arbequina (Serra da Mantiqueira, Brasil), serão obtidos por extração aquosa. Estes extratos serão submetidos a digestão in vitro. Os extratos e frações digeridas serão caracterizados quanto ao perfil de compostos bioativos (HPLC) e quanto a capacidade antioxidante (DPPH e ABTS). Células HepG2 cultivadas em monocamada e 3D foram expostas a diferentes concentrações de extrato de folha de oliveira por 24 e 48 h e a viabilidade celular foi avaliada pelo método de redução de Alamar Blue®.

Resultados

Os resultados preliminares sugerem que o extrato de folha de oliveira da cultivar Coratina promove discreta redução da viabilidade das células HepG2, de modo tempo e dose dependentes. Esse efeito sobre a viabilidade foi mais evidente somente nas concentrações acima de 1.000 µg/mL (68%), e mais pronunciada na concentração de 2500 µg/mL (52%) no período de tratamento de 48h.

Conclusões

Nossos dados sugerem que o extrato de folha de oliveira da cultivar Coratina é capaz de exercer um efeito citotóxico sobre células de carcinoma hepatocelular da linhagem HepG2.

Palavras-chave

Olea europaea. Efeito antitumoral. Câncer.

Financiador do resumo

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (Processo: E-26/201.316/2021).

Área

Estudo Clínico - Tumores do Aparelho Digestivo Alto

Autores

HELOISA RODRIGUES PESSOA, Beatriz Neris Lima, Lilia Zago, Danielly Cristiny Ferraz da Costa