Dados do Trabalho


Título

Plataforma de testes terapêuticos personalizados em tumores de mama

Introdução

O câncer de mama representa um desafio considerável para a saúde pública no Brasil, com elevados custos associados ao tratamento, especialmente em estágios avançados da doença. A busca por tratamentos mais eficazes e econômicos, além de um entendimento aprofundado da doença, torna-se crucial para melhorar os resultados e a qualidade de vida dos pacientes, que deve culminar em um aumento do sucesso da terapia com redução dos efeitos colaterais observados.

Objetivo

Desenvolver uma plataforma de testes terapêuticos personalizados para tumores de mama, utilizando amostras de tumores xenográficos e organoides, buscando otimizar protocolos de tratamento e descobrir novos alvos moleculares e abordagens terapêuticas com estratégias multiômicas.

Métodos

O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) - Centro de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em colaboração com o Hospital ACCamargo e com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Está sendo criado um biobanco de amostras de tumores xenográficos (PDTX, Patient Derived Tumor Xenograft), associados a uma plataforma de cultivo de células dos pacientes na forma de organoides (PDTC, Patient Derived Tumor Cells). Utilizando técnicas de bioimagens e metodologias ômicas (genômica, transcriptômica de célula única - single cell RNA-seq, 10X Genomics, transcriptômica espacial - Visium, 10X Genomics, proteômica e metabolômica) os tumores serão caracterizados morfológica e molecularmente. Bioensaios serão estabelecidos para testar protocolos de tratamentos previstos no SUS, além de outras quimioterapias, visando buscar tumores refratários à terapia convencional, que serão avaliados com uma bateria de compostos promissores como terapias alvo-dirigidas.

Resultados

Espera-se obter uma caracterização detalhada dos tumores de mama, incluindo sua morfologia e perfil molecular. Com a plataforma de testes, antecipa-se a identificação de tratamentos quimioterápicos mais adequados para tumores específicos, resultando em uma terapia mais personalizada e eficaz. O cruzamento dos dados obtidos com a evolução clínica dos pacientes permitirá a obtenção de preditores de resposta e a avaliação inicial da precisão da plataforma. Também, mecanismos moleculares envolvidos com a resistência determinados tratamentos poderão ser avaliados com os dados multiômicos produzidos durante o trabalho. No andamento atual deste, dezenas de amostras já foram coletadas e o biobanco de organoides já está em processo de estabelecimento contando com diferentes subtipos tumorais. Assim, o projeto se encontra na fase de início da otimização dos protocolos de testagem dos medicamentos.

Conclusões

Ao implementar uma plataforma de testes terapêuticos personalizados, a pesquisa tem o potencial de revolucionar o tratamento do câncer de mama no Brasil. Com tratamentos mais direcionados, pode-se alcançar melhores resultados clínicos, economia nos custos de tratamento e, consequentemente, melhor qualidade de vida para os pacientes.

Palavras-chave

PRONON, organoides, câncer de mama

Financiador do resumo

Ministério da Saúde NUP 25000.171803/2020-21

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

RENATA SPAGOLLA NAPOLEAO TAVARES, Adriano de Oliveira Beserra, Douglas Adamoski, Silvana Soares Dos Santos, Alessandra Girasole, Maria Cecília Zorel Meneghetti, Tiago Góss, Sandra Martha Gomes Dias