Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA BAIXA ADESÃO AOS EXAMES CITOPATOLÓGICO E CLÍNICO DAS MAMAS POR MULHERES DE PETROLINA-PE

Introdução

No Brasil, dentre os tipos de câncer mais incidentes, destacam-se os cânceres de mama e colo de útero, ocupando o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente. Sabe-se que a prevenção primária do câncer está diretamente relacionada ao controle dos fatores de risco, relacionados ao estilo de vida, e ao diagnóstico precoce por meio dos exames de rastreamento.

Objetivo

Identificar o motivo da baixa adesão aos exames citopatológico e clínico das mamas por mulheres cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e avaliar o impacto das ações educativas na melhoria da adesão às medidas primárias de rastreamento e mudança no estilo de vida.

Métodos

Estudo quantitativo, de orientação teórico-metodológica baseada na pesquisa-ação. O estudo se deu na UBS Dr. Gaudencio José do Nascimento, localizada em Petrolina/PE, tendo como participantes mulheres ou qualquer pessoa do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, que já teve sexo, cadastradas nas duas Equipes de Saúde da Família (eSF) da referida unidade, totalizando 63 mulheres. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista, se baseando pelas etapas da pesquisa-ação: busca do diagnóstico situacional, planejamento com execução da ação e avaliação do impacto da intervenção executada. Os dados coletados foram digitalizados em banco de dados criado no Microsoft Excel, utilizando medidas de tendência central, frequências absolutas (n) e relativas (%) e o Método CAP (Conhecimento, Atitude e Prática).

Resultados

Os resultados demonstraram um perfil predominante de mulheres entre a idade de 55 a 64 anos, casadas, católicas, donas de casa, com ensino médio completo, não bebem, não fumam, e nem praticam exercício físico. Quanto ao conhecimento sobre os canceres de em estudo, as participantes apresentavam um conhecimento inadequado, e embora realizassem os exames de rastreamento, não os faziam na frequência adequada. Observou-se ainda que, os principais motivos para a baixa adesão aos exames preventivo e clínico das mamas, relatados pelas mulheres, foram o constrangimento, a vergonha e o medo, além da demora na marcação dos exames e entrega dos resultados.

Conclusões

Este estudo foi relevante uma vez que, conhecendo os motivos para a baixa adesão das mulheres às medidas primárias de rastreamento dos cânceres de mama e colo de útero, as eSF da UBS poderão definir estratégias para a captação dessas mulheres, para assim promover a detecção precoce e o tratamento oportuno.

Palavras-chave

Neoplasias da Mama. Neoplasias do Colo do Útero. Educação em Saúde.

Financiador do resumo

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

LUCIMARA ARAUJO CAMPOS, Maria Eduarda Santos Batista , Geissica Thaylla Braga Lima, Marisie de Jesus Santos Cruz, Maria Eugenia Lima Dantas, Cayque Zoratto Santos Pinto