Dados do Trabalho


Título

MATERIAIS EDUCATIVOS NO APOIO À COMUNICAÇÃO SOBRE SAÚDE COM CRIANÇAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

Há evidências que materiais educativos de apoio podem contribuir na comunicação de pais com câncer com seus filhos entre 3 e 6 anos e 7 e 12 anos. Assim questionou-se sobre a produção científica a respeito do tema com o intuito de desenvolvimento de materiais educativos a serem utilizados como facilitadores na comunicação parental sobre o câncer.

Objetivo

Caracterizar as estratégias educacionais implementadas em estudos empíricos envolvendo crianças entre 3 e 12 anos e descrever as evidências indicadas por esses estudos como favorecedoras das etapas de produção.

Métodos

Revisão integrativa, com levantamento de estudos publicados entre 2017 e 2021 nas línguas portuguesa e inglesa. Utilizou-se a estratégia de seleção SPIDER (Sample, Phenomenon of Interest, Design, Evaluation, Research Type). As bases de dados e bibliotecas eletrônicas consultadas foram: Public Medline (PUbMed), Scientific Electronic Library Online (ScIELO), Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para classificar o nível de evidência, utilizou-se o classificador disponibilizado pelo Joanna Briggs Institute.

Resultados

Obteve-se 288 textos, desses 187 não correspondiam aos critérios de inclusão, 5 eram duplicados, foram lidos resumos de 30 textos e selecionados 13 artigos, maioria em inglês, três com nível de evidência 2c, três 3e, três 4d, dois 4b e um 3c. Os vídeos foram citados em três artigos, com dois abordando sua produção. Três estudos reportaram-se às cartilhas, com dois descrevendo suas produções. Três estudos versaram sobre fantoches, mas não forneceram detalhes sobre produção. Um estudo concentrou-se em álbuns seriados, outro em brinquedo terapêutico, um explorou ferramentas digitais, mídias sociais e um aplicativos da web. Métodos de avaliação das estratégias de ensino utilizadas nas abordagens em saúde, apoiaram-se em escalas do tipo Likert elaboradas pelos autores, uso de pré e pós teste, diários de campo; entrevistas, identificação da frequência e tempo de uso da estratégia de ensino, demonstração do público alvo sobre o conteúdo apreendido e também avaliação clínica.

Conclusões

As estratégias de ensino utilizadas foram, em sua maioria, vídeos, cartilha e fantoches, e, mesmo que não contemplando as etapas de construção, confirmaram a importância de adoção das mesmas como adjuvante nos processos de comunicação sobre os temas de saúde, sendo, em sua maioria, avaliadas de forma positiva, tanto por especialistas como pelo público alvo.

Palavras-chave

Comunicação em saúde. Educação em saúde. Jogos e brinquedos. Filme e vídeo educativo. Folhetos.

Financiador do resumo

Área

Educação

Autores

ESTELA FERREIRA DA SILVA, MARIA DAS GRAÇAS SILVA MATSUBARA, MARIÂNGELA ABATE DE LARA SOARES, MARIA CRISTINA MAZZAIA, EDVANE BIRELO LOPES DE DOMENICO