Dados do Trabalho


Título

Transição epitélio-mesenquimal: implicações em pacientes pediátricos com tumores de células germinativas

Introdução

Os tumores de células germinativas (TCGs) apresentam diferentes subtipos histológicos que influenciam o prognóstico e tratamento. A transição epitélio-mesenquimal (EMT) é um processo que confere malignidade de alto grau às neoplasias, e está associada à resistência terapêutica. Há evidências do papel da EMT em diversos tipos tumorais, incluindo os TCGs, todavia, a maioria dos estudos foi realizada em pacientes adultos, o que enseja a investigação nos pacientes pediátricos.

Objetivo

O objetivo deste estudo é avaliar a expressão dos marcadores da EMT em amostras tumorais de pacientes pediátricos diagnosticados com TCGs e relacioná-los com os dados clínico-patológicos.

Métodos

Trata-se de um estudo retrospectivo envolvendo 60 pacientes pediátricos diagnosticados com TCGs do Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos (aprovado no CEP sob o parecer 5.111.768). As amostras tumorais provenientes de bloco de parafina serão submetidas à extração de RNA e os genes relacionados à EMT serão avaliados por meio da plataforma Nanostring, utilizando o painel nCounter® PanCancer Progression. Os resultados serão captados pelo programa nSolverAnalysis Software v3.0® e importados no ambiente R. As análises envolvendo pré-processamento dos dados, normalização e expressão diferencial serão realizadas em ambiente R utilizando o pacote NanostringNorm.

Resultados

Espera-se que, através do painel utilizado, sejam obtidas informações sobre como a EMT influencia a aquisição do fenótipo maligno em TCGs pediátricos, bem como identificar assinaturas moleculares específicas, potenciais alvos terapêuticos e marcadores prognósticos ou preditivos para esses tumores. Com isso, esperamos contribuir para uma melhor compreensão do comportamento tumoral e a busca por estratégias terapêuticas mais eficazes para os pacientes pediátricos com TCGs.

Conclusões

Este estudo propõe uma análise inovadora e abrangente da expressão dos marcadores da EMT em TCGs pediátricos. Ao abordar uma lacuna na pesquisa atual, nossos resultados têm o potencial de lançar luz sobre os mecanismos subjacentes que impulsionam a aquisição do fenótipo maligno em uma população pediátrica. A utilização da plataforma Nanostring e da metodologia empregada oferece um meio robusto para avaliar de forma detalhada as alterações moleculares relacionadas à EMT.

Palavras-chave

Tumor de células germinativas; Transição epitélio-mesenquimal; Câncer infantil

Financiador do resumo

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (nº 2023/07073-5)

Área

Pesquisa básica / translacional

Autores

LENILSON SILVA, LUIZ FERNANDO LOPES, MARIANA TOMAZINI PINTO