Dados do Trabalho


Título

Expressão intracelular de citocinas em células CD11b+CD11c+ intratumorais após vacinação com células dendríticas em um modelo pré-clínico de câncer de mama

Introdução

O câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres em todo o mundo e a imunoterapia baseada em células dendríticas (DCs) é uma estratégia promissora para o tratamento desta condição. As vacinas de DCs induzem respostas imunes específicas que podem eliminar seletivamente as células tumorais, entanto, os mecanismos pelos quais essa estratégia modula a resposta imune antitumoral ainda necessitam de elucidação

Objetivo

avaliar os níveis intracelulares de IL-10, IL-12, TNF-α e IFN-γ em células CD11b+CD11c+ intratumorais após vacinação profilática com DCs.

Métodos

Foi realizado um estudo usando o modelo de câncer de mama com células 4T1 em camundongos Balb/c fêmeas com idade entre 6 a 8 semanas. Este estudo foi aprovado pelo CEUA da UFTM sob o parecer 379. O experimento incluiu dois grupos: um grupo que recebeu vacinação profilática com células dendríticas (07 animais) e outro grupo que foi submetido apenas ao desenvolvimento do tumor (08 animais). O grupo profilático recebeu uma dose única de 5x10^6 células dendríticas por injeção subcutânea no dia 0, enquanto no dia 7, ambos os grupos receberam indução tumoral na glândula mamária inferior esquerda. Após 36 dias, os animais foram eutanasiados e os tumores foram removidos para análise por citometria de fluxo.

Resultados

Os resultados mostraram que a vacina profilática teve um efeito estimulador na produção de citocinas pró-inflamatórias, como IL-12, TNF-α e IFN-γ, nas células CD11b+CD11c+ intratumorais, além de induzir a produção de citocinas anti-inflamatórias, como a IL-10.

Conclusões

Nosso estudo sugere que a vacinação profilática de células dendríticas pode aumentar a resposta imune às células tumorais, estimulando a produção de citocinas com perfil antitumoral e induzindo citocinas anti-inflamatórias que podem contribuir para equilibrar a resposta imune. Esses achados fornecem evidências importantes para o potencial da vacina profilática de células dendríticas como estratégia promissora no combate ao câncer de mama.

Palavras-chave

Câncer de mama, Imunoterapia, Células Dendríticas

Financiador do resumo

FAPEMIG, CNPq

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

LENILSON SILVA, JÉSSICA FERREIRA VIEIRA, MÁRCIA ANTONIAZI MICHELIN