Dados do Trabalho


Título

CISTOADENOCARCINOMA SEROSO DE ALTO GRAU OVARIANO: RELATO DE CASO

Introdução

O câncer do ovário é um tipo de câncer ginecológico que se origina nos órgãos reprodutores femininos. Geralmente o diagnóstico é realizado tardiamente, quando a doença já está em um estágio avançado, isso reflete na alta taxa de mortalidade.

Objetivo

Descrever caso de cistoadenocarcionoma seroso de alto grau ovariano em uma paciente feminina de 71 anos.

Métodos

Levantamento e revisão de prontuário da paciente.

Resultados

Feminina, 71 anos, com queixa de constipação intestinal há 15 dias e dor em região abdominal inferior. Estava descorada, desidrata e anictérica. Ao exame físico abdominal, apresentava diminuição dos ruídos hidroaéreos e massas palpáveis em fossa ilíaca esquerda e hipogástrio. No hemograma apresentou anemia e o marcador tumoral CA-125 apresentou-se elevado. Devido a necessidade de elucidação diagnóstica foi solicitada uma paracentese para pesquisa de células neoplásicas no líquido ascítico que obteve resultado negativo. A tomografia computadorizada apresentou resultados sugestivos de câncer. Foi realizada uma laparotomia e foram retirados o útero, ovários, paramétrio, tubas uterinas, junção colo-útero, áreas de aderência ovário-útero e ovário-intestino, margens próximas e afastadas da lesão, região de implante tumoral em parede do intestino, omento, ligamento redondo do fígado, peritônio diafragmático, implantes peritoneais mesentéricos, peritônio vesical e linfonodos retroperitoneais e pélvicos e foi realizada uma colostomia. Após análise do material retirado, foi constatado que era um cistoadenocarcinoma seroso de alto grau no ovário que sofreu metástase e afetou as outras regiões. Após a cirurgia, a paciente passou por oito seções de quimioterapia e evoluiu sem complicações.

Conclusões

O CA 125 é um marcador usado para diagnóstico e monitorização de doenças do ovário. Encontra elevado em outras doenças como miomas uterinos, tumorações não cancerosas do útero, endometriose, doença inflamatória pélvica, câncer do endométrio e das trompas. A produção é relacionada com a progressão do câncer. Após o tratamento, o exame pode ser utilizado para acompanhamento, pois valores alterados indicam algo errado e a quantificação deste antígeno pode ajudar os profissionais da área da saúde.

Palavras-chave

Tumor ovariano, CA 125, neolpasia de ovário

Financiador do resumo

Área

Estudo Clínico - Tumores Ginecológicos

Autores

RAISSA SILVA FROTA, Vitória Pereira Reis, Amanda Oliva Spaziani, Gustavo Henrique da Silva, João Carlos Bizinotto Leal de Lima