Dados do Trabalho


Título

EFEITOS DA RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DOS GLIOBLASTOMAS: UMA ANÁLISE EM MODELOS PRÉ-CLÍNICO

Introdução

O glioblastoma (GBM), tumor primário mais agressivo da espécie humana, apresenta prognóstico e sobrevida desfavoráveis. Apesar dos tratamentos de cirurgia, radioterapia (RT) e quimioterapia, a recorrência é constante e os mecanismos resistência pouco compreendidos. Já a escassez de material humano, e a necessidade de terapias aprimoradas, tem levado à busca de modelos pré-clínicos, que favorecem a avaliação dos eventos moleculares que levam a resistência aos tratamentos e a recidiva tumoral.

Objetivo

Estabelecer modelos in vitro (células primárias e comercial U87) e in vivo (modelo PDX) de GBM IDH wildtype, avaliar o efeito dos tratamentos de RT convencional (RTC) e hipofracionada (HF), e da associação com o medicamento temozolomida (TMZ). Criar um suporte para o tratar de RT dos modelos in vivo.

Métodos

Trata-se de ensaio pré-clínico para gerar modelos in vitro com a linhagem comercial de GBM U87 e U251, e uma linhagem primária obtida de paciente adulto, com diagnóstico de GBM, submetido à cirurgia no Hospital de Câncer de Barretos. Para a avaliação dos efeitos da RT no tratamento das linhagens celulares, foram selecionados os ensaios de capacidade clonogênica. Os animais foram divididos em grupos de tratamento (8 animais/grupo), (G1: controle, G2: RT convencional (RTC), G3: HF, G4: TMZ, G5: TMZ+HF, G6: TMZ+RTC). Após as irradiações serão coletadas amostras dos modelos in vivo para as análises histopatológicas (H&E) e de imuno-histoquímicas.

Número do parecer do CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais): 014/2021

Resultados

Os resultados dos tratamentos in vitro e in vivo do nosso grupo de pesquisa, ainda preliminares, foram obtidos com as linhagens U87 e U251. As células foram tratadas com diferentes doses de TMZ (250-1000µM), ou de radioterapia nas doses de 2, 4, 6 e 8 Gy, para a avaliação da capacidade clonogênica. Após os tratamentos, as células foram cultivadas por um período de 9 a 15 dias. Os resultados demonstraram efeito significativo do tratamento com a droga na redução do número de colônias, de forma dose dependente (p<0.05). Já para os tratamentos de radioterapia, até o momento, houve efeito significativo a partir das doses de 4 Gy. Nos modelos in vivo, gerados a partir da inoculação da linhagem U87, e tratados com doses de radioterapia convencional, foi observado efeito significativo na redução do volume tumoral apenas quando houve a associação de terapêutica (TMZ+RT).

Conclusões

Os resultados, ainda que preliminares, sugerem efeito significativo do tratamento de radioterapia associado ao uso da TMZ. Entretanto, para cumprir os objetivos deste trabalho, será avaliado, posteriormente, as contribuições do hipofracionamento de doses, em relação ao hipofracionamento convencional, na recidiva tumoral e na sobrevida dos modelos in vivo.

Palavras-chave

Glioblastoma; Radioterapia hipofracionada; Modelos in vivo.

Financiador do resumo

CNPq nº 88887.89990/2023-00, MPT, HCB nº 014/2021.

Área

Estudo Clínico - Tumores do Sistema Nervoso Central

Autores

ANA LAURA ALMEIDA FALLEIROS TERÇARIOL, Alexandre Arthur Jacinto, Diego Silveira Alves da Silva Cunha, Marcos Duarte Mattos, Mirella Baroni, Wanessa Fernanda Altei, Silvia Aparecida Teixeira