Dados do Trabalho


Título

IMUNOTERAPIA DE CÉLULAS DENDRÍTICAS AUMENTA LINFÓCITOS T GAMA DELTA E REDUZ ÁREAS DE METÁSTASE CEREBRAL EM MODELO EXPERIMENTAL DE TUMOR DE MAMA

Introdução

O câncer de mama triplo negativo é caracterizado por ser altamente invasivo e cerca de 15-30% dos pacientes apresentam metástase cerebral, pela alta taxa de proliferação, e supressão da resposta imune. As células dendríticas (DCs), utilizadas como imunoterapia possuem a capacidade de ativação de linfócitos T gama delta (γδ), que são cruciais nas respostas antitumorais.

Objetivo

Avaliar a eficácia da imunoterapia com DCs em reduzir áreas metastáticas e ação de linfócitos T γδ no sistema nervoso central (SNC) em modelo experimental de câncer de mama triplo negativo.

Métodos

Foram utilizados 11 camundongos fêmeas da linhagem BALB/c (CEUA-UFTM 23085.010271/2022-08), separados em dois grupos experimentais: Tumor (n=5) e Tumor Vacinado (n=6), sendo que os animais deste último grupo receberam uma dose da vacina de DCs 7 dias após a indução tumoral com células 4T1. Ao longo do período experimental o volume tumoral foi mensurado periodicamente. Os animais foram eutanasiados e os cérebros foram incluídos em parafina, os cortes do tecido corados com Hematoxilina-Eosina para análise das metástases e à marcação por imunofluorescência de linfócitos T γδ. A quantificação foi realizada através das imagens capturadas pelo software NIS-Elements. Gráficos e análise estatística foram realizados no GraphPad Prism 9 e os dados foram considerados significativos com p inferior a 5% (p<0,05).

Resultados

Foi observado que o grupo vacinado apresentou uma redução significativa do volume tumoral (p<0,0001); as metástases no SNC no grupo Tumor Vacinado foram estatisticamente menores (p<0,0001). A presença de linfócitos T γδ também foi maior no grupo Tumor Vacinado quando observado as médias, contudo sem significância estatística (p=0,8232). A correlação entre o volume tumoral e a área metastática no grupo Tumor Vacinado foi muito forte (r=0,9728); e entre a expressão de linfócitos T γδ no grupo Tumor Vacinado a correlação foi forte (r=-0,8317) de modo a presumir que quanto menor o volume tumoral, menor a área de metástase cerebral e maior expressão de linfócito T γδ, ressaltando que a vacina agiu tanto no tumor primário quanto na área metastática.

Conclusões

Comprovou-se que a imunoterapia com Células Dendríticas foi eficaz em induzir redução do volume tumoral com consequente inibição das áreas de metástases no SNC e incremento da presença de linfócitos T γδ neste tecido. Mais estudos são necessários para esclarecer o papel deste tipo celular nestas metástases.

Palavras-chave

Metástase cerebral, Linfócito T gama delta, Câncer de mama

Financiador do resumo

FAPEMIG

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

GABRIEL PEREIRA RAMOS, ALLANA GUIMARÃES CARVALHO , ELENI SOLANGE DE BRITO GOMES, JULIA HAILER VIEIRA, JOYCE CALDEIRA SIRINO , MÁRCIA ANTONIAZI MICHELIN