Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA EXPRESSÃO DE LINFÓCITOS T ℽδ, IL-17A e IFNℽ INTRATUMORAL EM MODELO DE CARCINOMA MAMÁRIO E TRATADOS COM NOVO PROTOCOLO DE IMUNOTERAPIA COM CÉLULAS DENDRÍTICAS

Introdução

Diante da crescente mortalidade pelo câncer de mama, apesar dos avanços no tratamento, é vital buscar novas alternativas. Uma promissora vertente têm sido as imunoterapias com células dendríticas, que modulam o sistema imune para combater o tumor. Ótimos resultados em estudos preliminares demonstram casos de remissão parcial e total, com a otimização da vacina com IL-12 e RANTES, bem como sobre a ação antitumoral de células T ℽδ+ e expressão de IL-17ª+ e IFNℽ+.

Objetivo

Analisar, por meio da técnica de citometria de fluxo, a expressão de Linfócitos TCR ℽδ+, IL-17ª+ e IFNℽ+, no tumor de mama induzido pela linhagem de células 4T1, obtido de camundongos dos grupos vacina convencional, vacina novo protocolo e tumor.

Métodos

Seguindo as diretrizes do Comitê de Ética no Uso de Animais n° 23085.005932/2022-75, foram utilizados 54 camundongos fêmeas Balb/c, dispostas em Grupo Tumor, que contou com camundongos tumor induzidos e não tratados, Grupo Protocolo 1 composto por camundongos tumor induzidos e submetidos a terapia com células dendríticas provenientes do protocolo convencional (TNF-α), e Grupo Protocolo 2 que contemplava camundongos tumor induzidos e submetidos a terapia com células dendríticas provenientes do protocolo novo (TNF-α, IL-12 e RANTES). Outros camundongos forneceram medula óssea para confecção das vacinas. 21 dias após a indução tumoral e posterior tratamento, quando aplicável, todos os animais dos grupos experimentais foram eutanasiados. Os tumores foram analisados por citometria de fluxo e os dados processados pelo software GraphPad Prism 8.0, para análise estatística e construção de gráficos.

Resultados

Os resultados obtidos demonstraram que as células T, que expressavam TCR ℽδ+ e IFNℽ+ estavam significativamente aumentadas no grupo protocolo 2 quando comparado aos grupos tumor e protocolo 1, assim como estavam aumentadas significativamente as células T, que expressavam TCR ℽδ+ e eram produtoras de IL-17ª+.

Conclusões

Este estudo demonstra que o novo protocolo de maturação de células dendríticas para imunoterapia é altamente eficaz no aumento de linfócitos T ℽδ+ produtores de IL-17ª+ e IFNℽ+. Esses linfócitos, associados à produção de IL-17ª+ e IFNℽ+, atuam como células apresentadoras de antígenos, além de inibir o crescimento tumoral, estimulando macrófagos e bloqueando a angiogênese, apresentando assim um potencial anti-tumoral significativo.

Palavras-chave

Imunoterapia; Células Dendríticas; Novo Protocolo de Maturação

Financiador do resumo

FAPEMIG

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

JULIA HAILER VIEIRA, CLÁUDIO JOSÉ SILVA, MURILO PORFIRIO AGUIAR, NATHALIA CAROLINE NASCIMENTO, MÁRCIA ANTONIAZI MICHELIN