Dados do Trabalho


Título

Visita multiprofissional em cuidados paliativos: antes, durante e após a pandemia

Introdução

O Centro de Pesquisas Oncológicas, cenário deste estudo (Santa Catarina), é referência em Medicina Paliativa no Brasil e realiza desde 1992 visitas multiprofissionais à beira do leito em cuidados paliativos e reuniões de estudo de caso. Os cuidados paliativos fundamentam-se em seus princípios. A visita multiprofissional contribui para este ensejo e para avaliação da condição clínica dos pacientes e das necessidades de seus familiares. A pandemia COVID-19 ocasionou mudanças nessa prática.

Objetivo

Descrever a organização das visitas multiprofissionais em cuidados paliativos e das reuniões de estudo de casos, antes, durante e após a pandemia e a percepção dos envolvidos sobre essa estratégia de cuidado.

Métodos

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que entrevistou 17 profissionais representantes da equipe multiprofissional e 20 pacientes (definidos pela saturação dos dados), com três dias ou mais de internação em unidade de cuidados paliativos. As perguntas abrangeram a organização da visita antes, durante e após a pandemia e a percepção dos envolvidos. Foram ainda realizadas dez observações não participantes às visitas multiprofissionais à beira do leito e a quatro reuniões de estudo de caso. Os períodos de coleta de dados foram influenciados pela pandemia, assim, ocorreram entre setembro e novembro de 2020 e entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023. Os dados foram analisados pelo Discurso do Sujeito Coletivo, quando emergiram duas ideias centrais e cinco categorias de sentido, que formaram os discursos coletivos compostos por expressões-chave, uma entidade empírica coletiva na forma de um discurso emitido na primeira pessoa do singular. Pareceres éticos: 5.617.308 e 3.901.962.

Resultados

Ideia central: Organização e composição da equipe nas visitas. Categorias de sentido: Na implantação: A equipe, médicos, enfermeiros, farmacêutica, nutricionista, psicóloga, assistente social (PENF 2) passava todos os dias [beira leito] e uma vez na semana tínhamos reunião de casos (PENF 3). Durante a pandemia: Não passamos mais juntos [beira leito] (PENF 4). Cada profissional faz a sua visita (PTO 10). Depois da pandemia: Um dia é de um jeito, outro dia de outro (PCP 8). Médicos passam junto com os enfermeiros, em seguida a nutrição, a psicóloga e os demais (PCP 13). Estudos de casos semanais permanecem (ONP).
Ideia central: Percepção sobre a visita. Categorias de sentido: Percepção dos profissionais: Sem a visita seria muito mais difícil trabalhar (PMED1). Essencial pro serviço, pro paciente, pra família, pra equipe, porque aprendemos um com outro (PENF 11). Percepção dos pacientes: Acho interessante (PCP19). Essencial [...] assim, podemos tirar dúvidas com todos ali juntos (PCP 14).

Conclusões

Da implantação aos tempos atuais houve redução da participação ativa da equipe multiprofissional no atendimento dos princípios dos cuidados paliativos por meio da visita multiprofissional. As mudanças atuais foram influenciadas pela redução do dimensionamento de profissionais, redução de riscos de disseminação de doenças e priorização da formação dos profissionais médicos na graduação e na residência médica. Revisão da organização da visita poderá contribuir para incremento desse cuidado.

Palavras-chave

Cuidados Paliativos; Visita Multiprofissional; Covid-19

Financiador do resumo

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) 2022-2023 vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Área

Outros temas, Relatos de casos ou revisão de literatura

Autores

MARIA EDUARDA HAMES, Luciana Martins da ROSA, Thais Borges da SILVA, Beatriz de Pádua LORENÇONI, Ana Jatobá de SOUZA, Jane Cristina ANDERS, Maristela Jeci dos SANTOS