Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA NAS DISCIPLINAS DE ONCOGENÉTICA E ONCOGENÔMICA

Introdução

A oncogenética e oncogenômica são um campo em constante evolução e uma grande promessa para o futuro da medicina. A estimativa do INCA para novos casos de câncer no Brasil, para o triênio de 2023 a 2025 aponta que ocorrerão 704 mil casos
novos. Devido aos números crescentes de novos pacientes, é importante que eles sejam encaminhados a um geneticista ou oncogeneticista para aconselhamento, triagem e identificação do histórico familiar. Passar por essa investigação pode ser um método eficaz para melhorar as estratégias direcionadas à prevenção. Para que essa rede funcione de maneira integrada e permita que o paciente receba os cuidados para um tratamento mais preciso é necessário a aplicabilidade do conhecimento da oncogenética no ensino médico.

Objetivo

Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina na oncogenética e oncogenômica e identificar as fragilidades presentes durante a graduação.

Métodos

Estudo transversal, realizado durante o Simpósio da Liga Acadêmica de Oncogenética e Oncogenômica (LACOGG) associada ao AC Camargo Cancer Center, realizado nos dias 24 a 26 de agosto de 2022. Participaram alunos do primeiro ao sexto ano do curso de medicina. Antecedendo o evento foi aplicado um questionário nos dias 15 a 23 de agosto de 2022, através do aplicativo Forms, e enviado via link. O questionário anônimo era composto por duas partes: uma com dados sociodemográficos e outra composta por 5 questões clínicas de oncogenética confeccionada pelos profissionais que organizaram o evento.

Resultados

No total, cem alunos responderam o questionário. 45% dos estudantes estavam matriculados no primeiro ano do curso de Medicina, seguido de 33% no segundo ano, 15 % no 3º ano, 5% no 4º ano, e 1% no 5º e 6º ano respectivamente. Os alunos foram questionados sobre o conteúdo de Genética que receberam durante o curso de graduação de Medicina, 39% responderam que tiveram conteúdo incompleto, seguido de 25% que classificaram como quase nenhum conteúdo, 17% nenhum conteúdo. Apenas 12% classificaram como conteúdo completo em relação a Genética durante o curso de graduação de Medicina. Sobre o conteúdo de Oncologia na Graduação, 36% dos alunos classificaram como nenhum conteúdo, 18% conteúdo incompleto, 17% como quase nenhum conteúdo. Apenas 20% dos alunos responderam que tiveram conteúdo completo de Oncologia durante a graduação. Tivemos uma média de 53% de acertos pelos alunos que participaram do questionário, com a finalidade de avaliar o conhecimento técnico dos alunos em oncogenética.

Conclusões

O atendimento multidisciplinar em oncogenética historicamente tem recebido pouca atenção e sabe-se que essa realidade, atualmente em mudança, está refletida no conhecimento básico das matérias de genética e oncologia recebidas nas escolas médicas do país. A falta de conhecimento suficiente dificulta o diagnóstico do paciente e lentifica o seu acesso aos serviços especializados na oncogenética.

Palavras-chave

oncogenética, conhecimento, graduação médica

Financiador do resumo

Área

Educação

Autores

JESSICA PIRO BARRAGAM, Nathalia Meneses Neves, Amanda Natalia Buiar, Rodrigo S L Ferreira , Jose Claudio Casali Rocha, Rima JESSICA Jbili