Dados do Trabalho


Título

O protagonismo da equipe de saúde no cuidado às mulheres com câncer de mama

Introdução

A pandemia de COVID-19 no Brasil foi marcada como um período de incertezas e mudanças em todos os tipos de cuidados ofertados aos pacientes oncológicos. Apesar disso, as equipes de saúde precisaram adaptar e integrar os cuidados a uma nova realidade, possibilitando a continuidade dos serviços.

Objetivo

Explorar o protagonismo da equipe de saúde no cuidado às mulheres com câncer de mama durante a pandemia.

Métodos

Estudo qualitativo com análise de conteúdo das entrevistas realizadas com mulheres que tiveram diagnóstico e/ou foram tratadas para o câncer de mama durante o primeiro período de pandemia de COVID-19 em um hospital oncológico no Sul do Brasil. As entrevistas foram realizadas via telefone e gravadas seguindo um instrumento semiestruturado com com 83 perguntas divididas em quatro dimensões: dados sociodemográficos e hábitos de vida antes do câncer; a descoberta, o rastreamento e os tratamentos; os impactos da Covid-19 no tratamento e consultas; e, a rede de apoio da mulher durante todo o processo de saúde-doença. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição sob parecer n.º 4.693.939.

Resultados

Foram entrevistadas 10 mulheres com idade média de 52 anos. As entrevistadas relataram mudanças importantes no cuidado durante a convivência no hospital devido às alterações necessariamente ocasionadas pela pandemia. Observaram um aumento nas orientações por parte da equipe médica e, principalmente, da enfermagem em relação aos cuidados de contaminação e imunossupressão, além do ensino de cuidados gerais durante o tratamento. Com isso, nenhuma das pacientes demonstrou preocupação ou medo ao ir até o hospital. A maioria das mulheres também apontou que houve uma redução importante de atendimentos presenciais e dos grupos terapêuticos por parte da equipe de psicologia. Diante disso e como forma de enfrentamento, algumas das mulheres buscaram práticas de cuidados alternativos como o uso de fitoterápicos e aromaterapia para o alívio da ansiedade. Embora se tenha percebido o distanciamento físico dos profissionais, os relatos apontam grande satisfação e gratidão à equipe diante do cuidado prestado.

Conclusões

Diante dos relatos apontados pelas mulheres que diagnosticaram e enfrentaram o câncer de mama, destaca-se o esforço da equipe de saúde na continuidade do cuidado integral. Enfatiza-se, também, a importância do enfermeiro como protagonista no letramento em saúde, transmitindo segurança e confiança às pacientes quanto à importância do seguimento do tratamento durante o período histórico da pandemia.

Palavras-chave

Câncer de mama; COVID-19; Enfermagem.

Financiador do resumo

Não há.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Mama

Autores

THAIS ZILLES FRITSCH, Gabriel Ben Bordinhão, Laura Martin Manfroi, Rafaela Vidal Paiva de Sousa, Maiara Rosa dos Santos, Rafael José Vargas Alves, Claudia Giuliano Bica