Dados do Trabalho


Título

Assinatura molecular baseada em microRNAs para detecção precoce de câncer de pulmão de células não pequenas em amostras de escarro

Introdução

O câncer de pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer, entretanto, sua detecção precoce permanece desafiadora. Os programas de rastreamento ainda são incipientes e focam em indivíduos com chances aumentadas de desenvolver CP (alta carga tabágica). O perfil de expressão dessas moléculas determina a expressão dos genes e suas manifestações sistêmicas na carcinogênese. Esse cenário oportuniza o desenvolvimento de métodos para compreender os intricados processos biológicos envolvidos, abrindo caminho para aprimorar estratégias de triagem mais eficazes no diagnóstico precoce de neoplasias pulmonares.

Objetivo

Identificar uma assinatura de miRNAs capaz com valor diagnóstico para rastreamento e detecção precoce de câncer de pulmão em amostras de biópsia líquida.

Métodos

Estudo caso-controle composto por 84 indivíduos que participaram no programa de rastreamento de câncer de pulmão e/ou que foram atendidos na unidade fixa do Hospital de Câncer de Barretos. Foram avaliadas amostras de escarro de 36 indivíduos de alto risco para câncer de pulmão e sem lesão maligna (controles) e 48 indivíduos diagnosticados com câncer de pulmão de células não pequenas [CPCNP] (casos).
A análise da expressão dos miRNAs foi realizada utilizando o painelnCounter Human V3 miRNA, que contém mais de 800 microRNAs clinicamente relevantes. As contagens realizadas pelo Digital Analyzer foram captadas pelo nSolver Analysis® Software v4.0 e analisadas pelos softwares R e Rosalind. Após a análise de expressão diferencial, foram realizados testes estatísticos no software SPSS 19.0, como regressão linear binária, curva ROC e AUC.

Resultados

Foram identificados 4 miRNAs diferencialmente expressos nas amostras dos pacientes com CPNPC quando comparadas ao grupo controle. A combinação desses quatro microRNAs usando regressão logística binária demonstrou a capacidade de discriminar casos de CPCNP em relação aos controles, alcançando uma AUC de 0,72. Ao adicionar informações sobre tabagismo, idade e sexo como variáveis ao teste, a AUC foi aprimorada para 0,75.

Conclusões

Esses resultados sugerem que o perfil de expressão dos miRNAs, juntamente com informações sobre tabagismo, podem ser um método eficaz para o diagnóstico precoce do câncer de pulmão. A utilização desses biomarcadores em programas de rastreamento pode levar a uma detecção mais rápida da doença e, consequentemente, melhorar as taxas de sobrevivência dos pacientes. No entanto, são necessárias investigações adicionais para validar e aprimorar esses biomarcadores.

Palavras-chave

Carcinoma de Células Não Pequenas; Biomarcadores; Rastreamento de Cancer

Financiador do resumo

PRONON—PRONON/MS (Abordagens móveis e de tecnologia para prevenção primária e secundária de câncer—NUP: 25000.015000/2019-53). APF possui Bolsa PIC/ITEC fornecida pela Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos – Dr. Paulo Prata.

Área

Estudo Clínico - Tumores de Pulmão e Tórax

Autores

ALESSANDRO PASCON FILHO, Giovana Maria Stanfoca Casagrande, Alexia Polo Siqueira, Rodrigo Sampaio Chiarantano, Fabiana Vazquez, Rui Manuel Reis, Leticia Ferro Leal