Dados

1.400 Participantes

220+ Palestrantes

100+ Instituições do Mundo Inteiro

8 Salas Simultâneas

10
Especialidades

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Clique aqui e submeta seu trabalho científico

O Next Frontiers to Cure Cancer receberá trabalhos científicos que serão apresentados na modalidade digital.

Os resumos devem ser submetidos em inglês ou português, com a data limite de envio até 16/04/2018, até as 23h59.

Os trabalhos serão classificados nas categorias: Estudo clínico, básico translacional, qualidade de vida, epidemiologia ou outros.

Os trabalhos aprovados receberão cortesia de inscrição para os 3 dias de congresso, para dois dos autores, sendo um deles o primeiro autor.

Submissão

Os trabalhos somente poderão ser encaminhados, após ao menos 1 (um) dos autores se inscrever no congresso. O resumo deve ser redigido e enviado exclusivamente através do site do evento. Para submissão de mais de um trabalho, enviar arquivos separados.

Os resumos deverão obedecer as seguintes normas:

Título
Centralizado, letras maiúsculas, negrito.

Formato

Digital. O arquivo do pôster digital deve ser criado em PowerPoint. Os pôsteres digitais serão exibidos em telas de plasma de 40″.

Como formatar arquivo no PowerPoint:
1 – Configuração da página: design – configurar página – slide dimensionado para apresentação, com tela personalizada com 50.8 cm de largura X 28.575 cm de altura – orientação paisagem
2 – Para salvar: salvar como – “Apresentação do PowerPoint (*.pptx)”.
3 – Não há exigência quanto ao número de caracteres, cor ou fonte, podem ser incluídas figuras e gráficos.
4 – Deve ser deixado um espaço na parte inferior direita para o botão home
5 – Limite de 200 MB do arquivo.

Instituição
Nome da instituição por extenso.

Nome dos autores
Primeiras letras de nomes e sobrenomes em maiúscula, separados por ponto e vírgula.
Ex: R. M. Silva

Resumo
Adote a estruturação do resumo, que deve conter: introdução, contexto, objetivos, metodologia, resultados (parciais ou finais) e conclusões. Pode-se incluir uma Tabela ou Gráfico e até três referências relevantes. O texto deve ter no máximo 3500 caracteres (incluindo espaços e referências, não contando título e autores). Não use códigos do HTML e “end of lines”.

Temática
Classificar a abordagem do resumo na aba categoria em: estudo clínico, básico translacional, qualidade de vida, epidemiologia ou outros.

Palavras-chave
Identificação de até 03 (três) expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados.

Referências
Relacionar todas as referências citadas conforme as normas da ABNT.

Financiador do trabalho
Se houver

Aprovação
CEP (Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos) e/ou CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) – Todos os trabalhos que envolvam amostra e dados de pacientes devem estar aprovados no CEP e conter o número do parecer do CEP mencionado. O mesmo acontece em trabalhos que envolvam o uso de animais de laboratórios, neste caso, deve conter o número do parecer do CEUA.

Apresentação

Durante todo o congresso haverá uma área de exposição dos trabalhos científicos aprovados. Além da exposição, os autores também deverão realizar a apresentação de seus trabalhos. O dia e horário da apresentação serão determinados pela comissão organizadora do congresso e informados caso o trabalho seja aprovado.

Cada autor terá 10 minutos para apresentação do pôster.

Premiação

Compete a Comissão de Avaliação do evento o direito de avaliar e selecionar os trabalhos a serem apresentados. Não há possibilidade de recurso.

Os resumos serão avaliados anonimamente por uma comissão avaliadora e, serão selecionados os quatro melhores trabalhos para apresentação oral e premiação no valor de R$ 2.000,00 por trabalho e, os demais para apresentação no formato pôster. Os trabalhos que não atenderem os padrões exigidos pela comissão avaliadora serão rejeitados.

A confirmação de aceite ou rejeição do resumo pela comissão avaliadora será enviada para o autor principal por e-mail até 26/04/2018, juntamente com as instruções para apresentação oral ou em forma de pôster.
Será impresso apenas um certificado por trabalho.

Clique aqui e submeta seu trabalho científico

SOBRE O CONGRESSO

A 3ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer terá como tema central “Ciência e Inovação, paciente a paciente”. De 10 e 12 de maio de 2018, vamos reunir especialistas de renomadas instituições internacionais e brasileiras para discutir a evolução e as inovações em 10 áreas chave da oncologia. O congresso acontece no WTC Events Center, em São Paulo.

Serão 8 salas simultâneas, com discussões multidisciplinares sobre tumores cutâneos, cerebrais, pediátricos, pulmonares, de cabeça e pescoço, além de inovações e tecnologias da pesquisa básica e translacional em imunoterapia, onco-hematologia e oncogenética.

Simultaneamente ao congresso, acontecerá a XXV edição da Jornada de Patologia, que em 2018 terá com abordagem tumores de Cabeça e Pescoço e um Fórum para pacientes, onde vamos debater os principais temas do dia a dia, do diagnóstico a reabilitação.

COMITÊS

EXECUTIVO


Ademar Lopes
Edna Rodrigues Bedani
Felipe José Fernández Coimbra
José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani
Luiz Juliano Neto
Victor Piana de Andrade
Vilma Regina Martins

CIENTÍFICO


Ana Carolina Sigolo Levy
Antonio Geraldo Nascimento
Carolina Maria Berra
Cecília Maria Lima da Costa
Claudia Camillo
Clovis Antonio Lopes Pinto
Diana Nunes Noronha
Dirce Maria Carraro
Elisabete Carrara
Emmanuel Dias-Neto
Ethiene Castellucci Estevam
Fabio de Abreu Alves
Felipe D’Almeida Costa
Garles Miller Matias Vieira
Glaucia Hajj
Glauco Baiocchi Neto
Giovana Tardin Torrezan
Helano Carioca Freitas
Israel Tojal da Silva
Jayr Schmidt Filho
Jefferson Luiz Gross
João Pedreira Duprat Neto
José Augusto Rinck Junior
Kenneth John Gollob
Ludmilla Thome Domingos Chinen
Luiz Paulo Kowalski
Maria Aparecida Abreu Da Silva
Maria Nirvana da Cruz Formiga
Maria Paula Curado
Maria Teresa Duarte Pereira da Cruz
Martin Roffe
Mateus de camargo barro
Max Oliveira
Michele Christine
Milton José de Barros e Silva
Rodrigo Drummond Couto Duarte
Rossana Mendoza López
Sérgio Hideki Suzuki
Stela Verzinhasse Peres
Thiago Bueno de Oliveira
Tiago Góss dos Santos
Thais Fernanda Bartelli
Vilma Regina Martins
Vinicius Calsavara
Vladmir Claudio Cordeiro de Lima

MENSAGEM DO COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Ademar Lopes

 

Prof. Dr. Ademar Lopes
Cirurgião Oncologista
Vice Presidente do A.C.Camargo Cancer Center

Ciência e inovação, paciente a paciente. Esse é o tema desta terceira edição do Next Frontiers To Cure Cancer, uma tradução do que acreditamos: levar a cada paciente a melhor medicina baseada em evidências científicas e nos mais atualizados protocolos clínicos do mundo. Esse é o papel de um Cancer Center: aliar ciência, conhecimento e um tratamento humanizado.

Notícias

  • Estudos que investigam o potencial da biópsia líquida em tornar menos invasivo o diagnóstico e monitoramento do tumor de Wilms, um câncer renal que acomete, principalmente, crianças dos dois aos cinco anos, é um dos temas de destaque do painel de Oncologia Pediátrica do III Next Frontiers to Cure Cancer, congresso internacional, promovido pelo A.C.Camargo Cancer Canter, que acontecerá de 10 a 12 de maio de 2018, em São Paulo.

    O objetivo dos investigadores é identificar em amostras de urina e de sangue as mutações somáticas mais prevalentes nesses tumores, um método menos invasivo de rastreamento da doença que possibilita diagnosticar o tumor de Wilms no início de sua evolução. Isso porque, atualmente o diagnóstico é feito por biópsia tradicional em pacientes que já apresentam uma massa palpável, resultando em terapias mais agressivas e com efeitos colaterais mais intensos.

    A cientista e coordenadora do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular do A.C.Camargo, Dirce Maria Carraro, liderou o estudo, publicado em 2014 na Nature Communications, que identificou novas mutações altamente frequentes no tumor de Wilms, dentre elas as do gene DROSHA, ampliando o painel de alterações presente nesse tipo de câncer. O estudo contou com colaboradores de outras instituições como o Hospital for Sick Children e Cancer Control Alberta, ambos do Canadá e do Hospital Sírio-Libanês e Instituto Nacional de Câncer (INCA).

    A ampliação desse painel abriu caminhos para novas pesquisas, como a abordagem de biópsia líquida. De acordo com Dirce Carraro, esta análise poderá ser uma nova fronteira na cura do tumor de Wilms, doença que afeta uma em cada 10 mil crianças. “Se um dia conseguirmos fazer o diagnóstico do tumor de Wilms por meio do DNA tumoral que esteja presente na urina dos pacientes, poderemos começar a tratá-los antes que surjam os primeiros sintomas”, vislumbra Dirce Carraro.

    LEUCEMIA – O câncer mais prevalente nas crianças também será um dos pontos centrais do painel de Oncologia Pediátrica. Destaque para os pesquisadores César Nunez, especialista em leucemia linfóide do M.D.Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas e Raul Ribeiro, brasileiro radicado nos EUA há mais de 30 anos, que investiga os avanços em leucemia mielóide no St. Jude Children's Research Hospital. “Há muitas novidades nas áreas das leucemias e queríamos trocar com profissionais de centros com realidades distintas da nossa”, conta Cecília Lima da Costa, diretora do departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center e coordenadora da programação científica do painel.

    O painel de Oncologia Pediatria visa reunir oncologistas, hematologistas, profissionais multidisciplinares, residentes e estudantes de medicina envolvidos com a Oncologia Pediátrica para discutir abordagens de ponta e inovações tecnológicas em diagnóstico e tratamento, além de debater o cenário das mais recentes publicações científicas sobre a especialidade. As 12 aulas do painel sobre tumores pediátricos compõem a agenda dos dias 11 e 12 de maio do congresso. O grande diferencial do programa está em reforçar a importância de diferenciar os protocolos infantis dos adultos, valorizando a experiência de instituições e profissionais especializados em câncer. Aulas multidisciplinares sobre enfermagem, nutrição e humanização encerram a grade deste painel.

    Clique aqui e inscreva-se
  • A análise dos painéis de genes hereditários, uma das grandes inovações da Oncogenética nos últimos anos, será o tema da aguardada palestra do Dr. Jeffrey N. Weitzel, Diretor da Divisão de Genética Clínica do City Hope of Cancer, na Califórnia, convidado a falar no Painel de Oncogenética, no último dia do Next Frontiers. Os painéis permitem o sequenciamento de vários genes numa única amostra (NGS, tecnologia de sequenciamento de nova geração), ou seja, de forma rápida e simultânea. Referência em Oncogenética, Dr. Weitzel vai abordar os desafios  e interepretação dos painéis multigenes

    Durante toda a manhã de sábado, 12 de maio, o Núcleo de Oncogenética vai trazer nove palestrantes para falar sobre os rumos da Oncogenética, aconselhamento genético, rastreamento e síndromes hereditárias de predisposição ao câncer. No final, haverá um debate com o público.

    Além da palestra do Dr. Jeffrey Weitzel, entre os pontos de destaque, teremos:

    Câncer de mama hereditário com BRCA não mutado (wildtype): uma abordagem de alterações em genes com  moderado risco para câncer e pacientes sem mutaçõesconhecidas, feita pela oncologista Dra. Banu Arun,  referência em câncer de mama hereditário no  MD Anderson Cancer Center.

    Rede Brasileira de Câncer Hereditário: A geneticista Dra. Patrícia Prolla, coordenadora da Rede e professora do Departamento de Genética da UFRGS, vai falar sobre a aplicação da Oncogenética e o desafio de garantir o acesso aos testes no rol de procedimentos da ANS.

    Síndrome de Li-Fraumeni: Enquanto a incidência da Síndrome Li-Fraumeni é estimada em um para cada cinco mil indivíduos no mundonas regiões Sul e Sudeste do Brasil são registrados um novo caso a cada 330 pessoas.O A.C.Camargo tem o maior núemro de pacientes com a Síndrome de Li Fraumeni no mundo. Hoje são acompanhadas mais de 150 famílias com membros portadores da síndrome na instituição. A Dra. Maria Nirvana Formiga falará dos aspectos clínicos da Li Fraumeni, enquanto a Dra. Daniele Paixão vai abordar o rastreamento na síndrome

    Tumores epiteliais de ovário: O Dr. Alexandre André, do Núcleo de Oncogenética do A.C.Camargo, vai abordar alterações tumoraisversus germinativas e o impacto em rastreamento, e a terapêutica personalizada no carcinoma de ovário.

    Câncer Colorretal hereditário: O Dr. Benedito Mauro Rossi, cirurgião Oncológico do Hospital Sírio Libanês, vai discorrer sobre quem necessita de aconselhamento genético em câncer colorretal.

    Pesquisa em Câncer hereditário: A Dra. Dirce Carraro, pesquisadora do CIPE e diretora do laboratório de Genômica do A.C .Camargo, vai tratar da realidade atual e das perspectivas em pesquisa nos tumores hereditários.

  • Imunoterapia, biópsia líquida, cirurgia robótica, tumores relacionados ao HPV: de tratamentos de ponta aos estudos recentes em prevenção, o que há de mais relevante em oncologia estará na programação do Painel de Cabeça e Pescoço do próximo Next Frontiers, de 10 a 12 de maio de 2018 no WTC, em São Paulo. Como anuncia o tema geral do evento, Ciência e Inovação, paciente a paciente, essa é a síntese da nossa filosofia: a inovação que busca melhorar a vida, o foco nas necessidades e na segurança dos pacientes.

    Serão 26 palestras e duas conferências tratando de temas que vão de epidemiologia, diagnóstico, diagnósticos moleculares, até tratamentos multidisciplinares e, também, blocos que abordam especificamente os tumores de cavidade oral, orofaringe, laringe, seios paranasais e base do crânio. Foi montada uma seleção de grandes especialistas das maiores instituições nacionais e internacionais, como Universidade Chicago, MD Anderson, Memorial Sloan Kettering, ICESP, INCA, Faculdade de Saúde Pública da USP, Faculdade de Medicina da USP, Hospital de Câncer de Barretos, além dos titulares da nossa Instituição. Entre os principais pontos de destaque, teremos:

    HPV: Um dos palestrantes mais aguardados do painel é o professor de Medicina e Diretor do Departamento de Cabeça e Pescoço da Universidade de Chicago, Nishant Agrawal. Autoridade em genômica, membro do TCGA (The Cancer Genome Atlas), ele faz parte de um estudo amplo sobre a relação do HPV com o carcinoma de células escamosas, um grupo heterogêneo de tumores (laringe, faringe, cavidade oral, cavidade nasal). Agrawal vai falar sobre como o HPV pode estar associado a mutações genéticas e suas implicações no prognóstico do câncer.

    Biópsia líquida: Células tumorais liberam fragmentos do seu DNA na corrente sanguínea e isto pode ajudar os pesquisadores no diagnóstico e no monitoramento terapêutico das neoplasias, evitando a necessidade de biópsias cirúrgicas. Quem vai falar de células tumorais circulantes, vesículas e DNA como biomarcadores de cabeça e pescoço é o Dr. Thiago Bueno de Oliveira, PHD, da Oncologia Clínica da nossa instituição. Ele está no grupo coordenado pela Dra. Ludmila Chinen que estuda o papel das células tumorais circulantes (CTCs) – uma das metodologias de biópsia líquida. Estas células podem circular no sangue periférico na forma de agregados de CTCs, fatores relacionados à rápida progressão da doença, como observado, entre diversos tipos, o de câncer de cabeça e pescoço. Também é possível monitorar a resposta aos tratamentos.

    Cirurgia robótica: Somos pioneiros na América Latina em cirurgia robótica de cabeça e pescoço, com expertise similar aos centros de referência do mundo. A primeira cirurgia robótica aqui no A.C.Camargo foi feita em Novembro de 2014 – uma dissecção retroauricular de pescoço – e desde junho do mesmo ano cirurgiões da nossa equipe de Cabeça e Pescoço já participavam de um programa colaborativo de treinamento com a Yonsei University, da Coréia. É sobre a experiência brasileira que o Dr. Renan Bezerra Lira, cirurgião do nosso núcleo de Cabeça e Pescoço, vai contar.

    Tratamento multidisciplinar: A abordagem integrada, um dos principais pilares da nossa Instituição, é tema do último bloco do primeiro dia do painel. O Dr. William N. William, professor do Departamento de Cabeça e Pescoço do MD Anderson que agora muda para o Brasil para coordenar a oncologia da Beneficência Portuguesa, vai encerrar o dia falando sobre o seu trabalho que envolve múltiplas especialidades integrando pesquisa básica e pesquisa clínica.

Hotéis

Hotel Estanplaza Berrini

Av. Eng. Luis Carlos Berrini, 853 – CEP: 04571-010 – Brooklin Novo.

www.estanplaza.com.br

Hospedagem

TRF R$ 330,00 SGL/ R$ 377,00 DBL (suite house) – sujeito a alteração

Diárias incluem café da manhã e internet

Não cobramos taxa de serviço

Acrescer a tarifa 5% ISS + R$ 4,30 taxa de turismo

Estacionamento Para Hóspedes

– Valor: R$ 20,00/veículo – Diária

Os solicitantes das reservas podem entrar em contato com a nossa Central de Reservas através do telefone 11 3059-3277
ou pelo e-mail reservas@estanplaza.com.br e informar que a reserva é para o  Next Frontiers to Cure Cancer
2018

The Time Othon Suítes – São Paulo

Rua Hans Oersted, 115 – Brooklin Novo – SP

www.othon.com.br

Acomodação:  SUPERIOR

TRF: R$ 230,00 + 5% SINGLE // R$ 260,00 + 5% DUPLO

Condições:

  • Tarifa em REAIS, não comissionadas;
  • Café da manhã incluso quando servido no restaurante das 06:30 hs as 10:30 hs.
  • Internet wi-fi nos aptos free
  • 01 vaga na garagem com exclusividade para o hóspede ( válido das 12h00 do check-in até às 12h00 do check-out).
  • Check in: 12h00 e check out: 12h00.

reservas@thetimeflat.com.br

Hotel TRYP Berrini
Rua Quintana, 934 – Brooklin Novo. Tel.: 11 5502.3800 – Fax: 11 5502.3801
Tryphotels.com

HOSPEDAGEM
Check-in Check-out Categoria Diária SGL
(uma pessoa)
Diária DBL
(duas pessoas)
10/05/2018 12/05/2018 Tryp Room R$ 315,00 R$ 345,00
10/05/2018 12/05/2018 PREMIUM
Room
R$ 365,00 R$ 395,00

Incluir no valor da diária R$ 4,30 + 5% ISS (não obrigatório) de taxa de turismo e 5% de I.S.S.
Café da manhã está incluso e servido no restaurante Lucca.
Estacionamento não incluso no valor da diária, valor para hóspedes é de R$ 20,00 a diária + 05% ISS.
É obrigatória a garantia de no show para grupos.
Horário de check in: 14h00 / Horário de check out: 12h00.
Early check in mediante disponibilidade do hotel. Para reservas com entradas antes das 11h00 é necessário o pré-registro da reserva para o dia que antecede o check in.
Late check out mediante disponibilidade do hotel. Saídas até as 16h00 será cobrado meia diária da tarifa contratada e saídas após as 16h00 será cobrado diária integral.
Os valores mencionados nessa cotação são NET.

LOCAL DO EVENTO

WTC Events Center

O WTC Events Center e o Sheraton São Paulo WTC Hotel, juntos, formam o complexo mais completo para eventos da América Latina. Parte integrante do WTC São Paulo, o WTC Events Center fica localizado na região da Berrini, a 6 km do Aeroporto de Congonhas e 36 km de Guarulhos. São aproximadamente 12 mil m² divididos em 60 espaços flexíveis, que podem acomodar desde grandes eventos corporativos e culturais até pequenas reuniões e encontros de negócios.

Restaurantes

Mania de Churrasco

Apresente o crachá do evento para obter os descontos

Beneficio válido de 10 a 12/05 na Unidade do Shopping D&D

Bon Grillê

Na escolha de qualquer prato do cardápio, ganhe uma sobremesa: 1(um) pudim de leite ou 1(uma mousse)
Apresente o crachá do evento para obter os descontos

Beneficio válido de 10 a 12/05 na Unidade do Shopping D&D

DivinaA ComédiaA
Couvert cortesia 10% de desconto em todo o cardápio e um Café cortesia
Apresente o crachá do evento para obter os descontos

Beneficio válido de 10 a 12/05 na Unidade do Shopping D&D

Andiano

10% de desconto em todos os pratos e um Caffé Cannoli cortesia
Apresente o crachá do evento para obter os descontos

Beneficio válido de 10 a 12/05 na Unidade do Shopping D&D

Transporte

Insira o código promocional #NEXTFRONTIERS e ganhe 30% OFF, com desconto máximo de R$10 em 6 corridas com a CABIFY, para ir e voltar do NEXT FRONTIERS!

Instruções de uso:
1) Baixe o app da Cabify no Google Play (Android) ou iTunes (iOS)

2) Crie uma conta e cadastre um cartão de crédito

3) Clique no canto superior esquerdo para acessar seu perfil

4) Selecione “Promoções” e digite o código #NEXTFRONTIERS

5) Válido para as corridas solicitadas dentro da área de cobertura da CABIFY SP
***Digite NEXT FRONTIERS como ‘origem’ ou ‘destino’ e chame seu CABIFY LITE ou CAB***

6) Válido para corridas finalizadas até o dia 12/05/2018, às 23 horas.

7) O Código só estará habilitado a partir de 10/05/2018 e será válido até 12/05/2018 às 23h.

8) Inválido para contas corporativas

Programação


Programação trabalhos científicos

09 de Maio | quarta-feira | 2018

TUMORES CUTÂNEOS

WTC Events Center Av. das Nações Unidas, 12551 - Av. das Nações Unidas - Brooklin Novo, São Paulo - SP, 04578-903
Vagas: 200 lugares

BLOCO I 13:45 às 15:00 BLOCO I - CARCINOMAS CUTÂNEOS
Coordenador: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
Debatedores: GISELLE DE BARROS - CENTRO PAULISTA DE ONCOLOGIA, MAURO ENOKIHARA - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
13:45 - 14:05 Quimioprofilaxia e tratamento de campo de cancerização
Palestrante - IVANA LAMEIRAS GIBBONS - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
14:05 - 14:15 Tratamento das lesões iniciais: CBC superficial e CEC in situ
Palestrante - ELIMAR GOMES - BP
14:15 - 14:30 Day Light PDT
Palestrante - FRANCISCO PASCHOAL - FMABC
14:30 - 14:45 Tratamento Sistêmico do CBC e CEC localmente avançado ou metastático
Palestrante - MILTON JOSÉ DE BARROS E SILVA - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
14:45 - 15:00 Debate
BLOCO II 15:00 às 16:10 BLOCO II - DÚVIDAS FREQUENTES I
Coordenador: EDUARD RENE BRECHTBUHL - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
15:00 - 15:15 Fotoproteção: quando? Como?
Palestrante - TATIANA CRISTINA MORAES PINTO BLUMETTI - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
15:15 - 15:30 Tive melanoma e quero engravidar. Posso? Quando?
Palestrante - FERNANDA BERTI ROCHA MENDES - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
15:30 - 15:45 Uma lesão muito suspeita de melanoma já pode ser tirada com margens?
Palestrante - IVAN FILHO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
15:45 - 16:00 Após remover um tumor de pele, que cuidados devo ter com a cicatriz?
Palestrante - FERNANDO PARRO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
16:00 - 16:10 Debate
COFFEE BREAK 16:10 às 16:30 COFFEE BREAK
BLOCO III 16:30 às 18:00 BLOCO III - PATOLOGIA
Coordenador: RUTE LELLIS - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
Debatedores: MILVIA ENOKIHARA (EPM) - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, MIRIAN SOTO - USP, RUTE LELLIS - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
16:30 - 16:45 O que a 8ª edição da AJCC mudou na rotina?
Palestrante - NÍLCEO MICHALANY
16:45 - 17:00 Lesões spitzóides benignas x atípicas x melanoma spitzóide. Como definir?
Palestrante - GILLES LANDMAN - ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA
17:00 - 17:15 Avaliação anatomo patológica do LNS
Palestrante - CLOVIS PINTO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
17:15 - 17:30 Incorporação da biologia molecular no dia-a-dia
Palestrante - MARIANA PETACCIA - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
17:30 - 18:00 Debate
ENCERRAMENTO 18:00 ENCERRAMENTO

10 de Maio | quinta-feira | 2018

CABEÇA E PESCOÇO

08:00 - 17:30 08:00 às 08:30 CAFÉ DE BOAS-VINDAS
BLOCO I 08:30 às 10:00 BLOCO I – EPIDEMIOLOGIA DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Moderadores: JOSÉ MAGRIN - A.C.CAMARGO CANCER CENTER, RAQUEL A MOYSES - FMUSP
08:30 - 09:00 Alterações recentes na epidemiologia de câncer de cabeça e pescoço na América do Sul
Palestrante - MARIA PAULA CURADO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
09:00 - 09:30 Infecção pelo HPV em homens: contribuições para o estudo HIM
Palestrante - LUIZA L VILLA - FMUSP, ICESP
09:30 - 10:00 Diabetes mellitus, metformina e câncer de cabeça e pescoço
Palestrante - VICTOR WUNSCH FILHO - FSPUSP
COFFEE BREAK 10:00 às 10:30 COFFEE BREAK
BLOCO II 10:30 às 12:00 BLOCO II - DIAGNÓSTICO E ESTADIAMENTO DE CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Moderadores: MAURO KASUO IKEDA - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
10:30 - 11:00 Desafios na prevenção e screening do câncer de cabeça e pescoço no Brasil
Palestrante - THIAGO CELESTINO CHULAM - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
11:00 - 11:30 Métodos de imageamento no diagnóstico, estadiamento e monitoramento pós tratamento do câncer de cabeça e pescoço
Palestrante - GISLAINE C L M PORTO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
11:30 - 12:00 8ª edição da AJCC/UICC. As modificações mais significativas.
Palestrante - HUGO FONTAN KOHLER - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
ALMOÇO 12:00 às 14:00 ALMOÇO
BLOCO III 14:00 às 15:30 BLOCO III - CARATERIZAÇÃO MOLECULAR DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO E IMPLICAÇÕES NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
Moderadores: EMMANUEL DIAS NETO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER, LUDMILLA THOME DOMINGOS CHINEN - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
14:00 - 14:30 Caracterização genômica abrangente do carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço e as atuais implicações para diagnóstico e tratamento
Palestrante - NISHANT AGRAWAL - UNIVERSITY OF CHICAGO
14:30 - 15:00 Células tumorais circulantes, vesículas e DNA como biomarcadores emergentes no câncer de cabeça e pescoço
Palestrante - THIAGO BUENO DE OLIVEIRA - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
15:00 - 15:30 Papel do cirurgião de cabeça e pescoço no tratamento multidisciplinar atual
Palestrante - BHUVANESH SINGH - MEMORIAL SLOAN KETTERING CANCER CENTER
COFFEE BREAK 15:30 às 16:00 COFFEE BREAK
BLOCO IV 16:00 às 17:30 BLOCO IV - TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
Moderadores: JOÃO GONÇALVES FILHO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER, ULISSES RIBALDO NICOLAU - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
16:00 - 16:30 Manejo do pescoço
Palestrante - a definir
16:30 - 17:00 Radioterapia baseada em evidência na oncologia de cabeça e pescoço com foco no sítio do tumor e modalidade terapêutica
Palestrante - ANTÔNIO CÁSSIO ASSIS PELLIZZON - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
17:00 - 17:30 Maximizando indicações de terapias sistêmicas em pacientes com câncer de cabeça e pescoço
Palestrante - WILLIAM N. WILLIAM - BP
ENCERRAMENTO 17:30 ENCERRAMENTO
CONFERÊNCIA MAGNA 17:45 às 19:00 CANCER AS A DISEASE OF THE METAORGANISM
Keynote Speaker - GIORGIO TRINCHIERI - NATIONAL CANCER INSTITUTE

11 de Maio | sexta-feira | 2018

CABEÇA E PESCOÇO

08:00 - 17:30 08:00 às 08:30 CAFÉ DE BOAS-VINDAS
BLOCO I 08:30 às 10:00 BLOCO I – CÂNCER DA CAVIDADE ORAL
Moderadores: IVAN M. AGRA - FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA/ UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARCOS B CARVALHO – HOSPITAL HELIOPOLIS, MARCOS B CARVALHO - HELIOPOLIS
08:30 - 09:00 Conferência: manejo atual do cancer de tireoide.
Palestrante - BHUVANESH SINGH - MEMORIAL SLOAN KETTERING CANCER CENTER
09:00 - 09:20 Tratamento atual do câncer oral avançado
Palestrante - LUIZ PAULO KOWALSKI - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
09:20 - 09:40 Avaliação das margens cirúrgicas no câncer oral.
Palestrante - CLOVIS ANTONIO LOPES PINTO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
09:40 - 10:00 Resultados a longo prazo do esvaziamento cervical seletivo para pescoço cN+.
Palestrante - JOSÉ G VARTANIAN - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
COFFEE BREAK 10:00 às 10:30 COFFEE BREAK
BLOCO II 10:30 às 12:00 BLOCO II – CÂNCER DE OROFARINGE
Moderadores: OLAVO FEHER - ICESP, SERGIO S ARAP - FMUSP
10:30 - 10:50 HPV e câncer de orofaringe na América do Sul
Palestrante - GILBERTO DE CASTRO JR. - FMUSP, ICESP
10:50 - 11:10 Diretrizes para o tratamento de câncer de orofaringe HPV+ e HPV na América do Sul
Palestrante - ALINE LAUDA - LACOG
11:10 - 11:30 Cirurgia robótica transoral (TORS) – experiência brasileira
Palestrante - RENAN B. LIRA - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
11:30 - 12:00 Conferência: “HPV e interações genômicas do hospedeiro no carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço”
Palestrante - NISHANT AGRAWAL - UNIVERSITY OF CHICAGO
ALMOÇO 12:00 às 14:00 ALMOÇO
12H10 - 12H50 12:40 às 13:20 KEYNOTE LECTURE
12:40 - 13:20 The influence of the cancer genome on immunotherapy
Palestrante - NADEEM RIAZ - Memorial Sloan Kettering Cancer Center
BLOCO III 14:00 às 15:30 BLOCO III – CÂNCER DE LARINGE
Moderadores: ANDRÉ Y CARVALHO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER, AGRICIO CRESPO - UNICAMP
14:00 - 14:20 Indicações, vantagens e limitações da radioterapia no estádio precoce do câncer de laringe
Palestrante - GUSTAVO N MARTA - ICESP
14:20 - 14:40 Preservação de órgão no câncer de laringe estadio II
Palestrante - GENIVAL B. CARVALHO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
14:40 - 15:00 Laringectomia de resgate – indicações e dicas técnicas
Palestrante - FERNANDO L DIAS - INCA
15:00 - 15:30 Conferência: “Manejo do carcinoma de laringe de estádio avançado”
Palestrante - NISHANT AGRAWAL - UNIVERSITY OF CHICAGO
COFFEE BREAK 15:30 às 16:00 COFFEE BREAK
BLOCO IV 16:00 às 17:30 BLOCO IV – SEIOS PARANASAIS E BASE DE CRÂNIO
Moderadores: CLAUDIO R CERNEA - FMUSP, SÉRGIO HIDEKI SUZUKI - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
16:00 - 16:20 Classificação e resultados a longo prazo de ressecções do osso temporal
16:20 - 16:40 Classificação e resultados a longo prazo de ressecção endonasal de tumores malignos paranasais e da cavidade nasal
Palestrante - RONALDO N. TOLEDO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
16:40 - 17:00 Nasofaringectomia videoassistida
Palestrante - RONALDO N. TOLEDO - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
17:00 - 17:30 Abordagens de preservação do orbital – resultados a longo prazo
Palestrante - RENATO CAPUZZO - HOSPITAL DE AMOR
ENCERRAMENTO 17:30 ENCERRAMENTO

12 de Maio | sábado | 2018

AACR / LACOG

8:00 - 12:00 08:00 às 08:30 CAFÉ DE BOAS-VINDAS
BLOCO I 08:30 às 09:30 DNA DAMAGE AND REPAIR SECTION
08:30 - 09:00 Development of PARP inhibitors in breast cancer: results of OlympiAD and EMBRACA trials
Palestrante - GUSTAVO WERUTSKY - LACOG E HOSPITAL SAO LUCAS
09:00 - 09:30 BRCAness and Homologous Recombination Deficiency: rational for precision therapeutics
Palestrante - NADEEM RIAZ - Memorial Sloan Kettering Cancer Center
BLOCO II 09:30 às 10:30 IMMUNE CHECKPOINT SECTION
09:30 - 10:00 Evaluating Current Strategies Using Checkpoint Inhibitors in Advanced/ Metastatic Lung Cancer
Palestrante - HELANO FREITAS - A.C.CAMARGO CANCER CENTER
10:00 - 10:30 Benefits and limitations of using PD-L1 as a biomarker to guide treatment selection with immunotherapy
Palestrante - DAVID E. GERBER - HAROLD C. SIMMONS COMPREHENSIVE CANCER CENTER
COFFEE BREAK 10:30 às 11:00 COFFEE BREAK
BLOCO III 11:00 às 12:00 BRAF AND MEK
11:00 - 11:30 BRAF and MEK inhibitors in Lung Cancer: current status and perspectives BRAF mutated NSCLC
Palestrante - CARLOS H BARRIOS - LACOG E INSTITUTO DO CANCER MAE DE DEUS
11:30 - 12:00 Development of BRAF and MEK combination in melanoma and mechanisms of resistance
Palestrante - MARÍA ROMINA GIROTTI - INSTITUTO DE BIOLOGIA Y MEDICINA EXPERIMENTAL (IBYME)
12:00 - 12:00 Encerramento

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

Bayardo Perez-Ordonez
Jornada de Patologia - Cabeça e Pescoço
Banu Arun
Oncogenética
Bruce Wenig
Programa Jornada de Patologia - Cabeça e Pescoço
Cesar Nunez
Programa Tumores Pediátricos
Daniel de Carvalho
Ciência Básica e Translacional
Diana Bell
Programa Jornada de Patologia - Cabeça e Pescoço
Dr. Kyu Rhee
Inovações e tecnologia
Gary Rodin
Comunicação e Manejo do Estresse
Giorgio Trinchieri
Programa Pesquisa Básica e Translacional
Glauco R. Souza
Programa Pesquisa Básica e Translacional
Mauro Avanzi
Onco Hematologia
María Romina Girotti
Tumores Cutâneos
Nadeem Riaz
Simpósio AACR
Nishant Agrawal
Programa Cabeça e Pescoço
Paul Boutros
Ciência Básica e Translacional
Raul Ribeiro
Programa Tumores Pediátricos
Sarah Rutherford
Onco hematologia
Susan Müller
Programa Cabeça e Pescoço
Vernon Sondak
Programa Tumores Cutâneos
William Nassib William
Programa Cabeça e Pescoço
ZhenyuXu
Simpósio Sophia Genetics

PALESTRANTES NACIONAIS



Adriana Goes
Fórum de Pacientes




Aline Donati
Tumores Cutâneos




Aline Lauda Freitas Chaves
Cabeça e Pescoço




Ana Maria Sortino
Tumores Cutâneos




Ana Paula Lepique
Imunoterapia




André de Carvalho
Ciência Básica e Translacional




André S. Molina
Tumores cutâneos




Andrew Maltez Thomas
Ciência Básica a Translacional




Armando Ribeiro
Comunicação e Manejo do Estresse




Carlos Barcaui
Tumores Cutâneos




Carlos Chiattone
Onco Hemato




Celso Arrais
Onco Hemato




Douglas Guedes
Tumores Cerebrais




Christina Haas Tarabay
Fórum de Pacientes




Eddie Murta
Imunoterapia




Eduard Brechtbühl
Tumores Cutâneos




Eduardo Bertolli
Tumores Cutâneos




Eduardo Rego
Onco Hemato




Edvan Crusoé
Onco Hemato




Eliana Louzada Petito
Fórum de Pacientes




Eliane Kihara
Programa Inovações e Tecnologia




Fabiana Makdissi
Fórum de Pacientes




Fabio Gandour
Ciência Básica e Translacional




Felipe Gaia
Tumores Cerebrais




Flávia Bittencourt
Tumores Cutâneos




Flávio Cavarsan
Tumores Cutâneos




Francisco Belfort
Tumores Cutâneos




Francisco Paschoal
Tumores Cutâneos




Glaucia Hajj
Ciência Básica e Translacional




Graziela P. P. Baladão
Tumores pediátricos




Guilherme Gadens
Tumores Cutâneos




Gustavo Nader Marta
Cabeça e Pescoço




Jacson Luiz Fressatto
Programa Inovações e Tecnologias




José Vassallo
Programa de Onco Hematologia




Katia Cristina Trigo
Fórum de Pacientes




Leonardo Avila
Tumores Cutâneos




Louise Lovatto
Tumores Cutâneos




Lucia Mourão
Fonoaudiologia




Luciano J. Costa
Onco Hemato




Ludmilla Chinen
Ciência Básica e Translacional e Cabeça e Pescoço




Luisa Lina Villa
Cabeça e pescoço




Marcelo Corassa
Tumores Cutâneos, Imunoterapia




Marcos Maia
Tumores Cutâneos




Maira Celeffi
Conferência UICC e FEMAMA




Maria Del Pilar
Oncogenética




Maria Paula Curado
Ciência Básica e Translacional e Cabeça e Pescoço




Maria S. Pombo de Oliveira
Tumores Pediátricos




Martin Bonamino
Imunoterapia




Mauricio Mendonça
Tumores cutâneos




Mauro Enokihara
Tumores Cutâneos




Michele Sampaio
Fórum de Pacientes




Monique Tavares
Tumores Cutâneos




Niels Olsen Saraiva Câmara
Ciência Básica e Translacional




Nirvana Formiga
Oncogenética




Priscila Ishioka
Tumores cutâneos




Pedro Henrique A. de Souza
Fórum de pacientes




Renata Cristina Zanetti
Fórum de Pacientes




Renato Marchiori Bakos
Tumores Cutâneos




Renato Shintani Hikawa
Tumores Cutâneos




Roberta Gonçalves
Fonoaudiologia




Sergio Hirata
Tumores Cutâneos




Simone Lehwess Mozzilli
Programa Tumores Pediátricos




Tânia Munhoz
Tumores Cutâneos




Tathiane Malta
Ciência Básica e Translacional




Thais Miola
Fórum de Pacientes




Tiago Matos
Fórum de Pacientes




Valéria Buccheri
Oncohematologia




Vania Hungria
Onco Hemato



Nossos Patrocinadores

Patrocinador Diamante







Patrocinador Prata







Nossos apoiadores

Nossos apoiadores institucionais


Atendimento ao Congressista

0800 7713388